logo-ge

6 profissões para quem não quer trabalhar em escritório

Se passar o dia trabalhando em um ambiente como esse nunca te atraiu, temos algumas opções para você

Na busca pela carreira ideal, muitos fatores devem ser levados em consideração: aptidão, gosto pela área, interesses, habilidades etc. Mas existe um fator pouco comentado, mas que conta muito na hora da decisão: o ambiente de trabalho.

Embora isso varie muito mesmo dentro de uma mesma profissão, saber quais as opções no curso que você irá prestar e conferir se aquela realidade é compatível com o seu perfil é muito importante. Afinal, boa parte do seu dia será nesse lugar.

E se você tem pavor de imaginar sua rotina em um escritório, temos algumas opções que podem ser interessantes para você. Confira:

Veterinária

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. No agronegócio, o graduado atua em parceria com agrônomos e zootecnistas na melhoria das condições de saúde de rebanhos. Pode trabalhar, ainda, na área de vendas de alimentos, remédios, vacinas e de outros artigos para animais.

Odontologia

Esse profissional se dedica ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. Ele cuida da saúde e da estética bucal, podendo atuar em diversas especialidades, como a periodontia e a dentística restauradora.

Desde 2009, os dentistas também são autorizados a tratar seus pacientes com práticas, como acupuntura, fitoterapia, terapia foral, homeopatia e laserterapia. De qualquer forma, um escritório não fará parte da sua realidade.

Fotografia

O fotógrafo profissional domina máquinas, lentes e filmes, bem como técnicas de iluminação e enquadramento, de modo a captar a melhor imagem do que vai ser fotografado. Ele precisa também conhecer as várias tecnologias digitais de tratamento e manipulação de imagens e se manter constantemente atualizado com as novas ferramentas lançadas pelo mercado. Ele pode atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema, em agências de publicidade ou como autônomo.

Gastronomia

Além de criar pratos e acompanhar o dia a dia da cozinha, o chef de cozinha pode exercer muitas outras funções, como negociar com fornecedores, elaborar estratégias de marketing, planejar cardápios e lidar com temas, como segurança alimentar e gestão de funcionários e das finanças de um restaurante. O campo de atuação é amplo: restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, bufês, hospitais etc.

Medicina

O médico é o profissional que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. A saúde humana é o objeto de estudo do médico e ele pode escolher entre diversas áreas para se especializar. Para exercer seu ofício suas opções também são muitas, podendo trabalhar em hospitais, clínicas, postos de saúde ou em consultório próprio. 

Pedagogia

O pedagogo que atua como professor, independentemente da área em que decide lecionar ou mesmo se será no Ensino Básico ou Superior, não terá um escritório como base do dia a dia. Logicamente, você irá precisar de um local mais reservado para preparar as aulas, estudar e se aprofundar na sua área de interesse. Mas sua rotina será em grande parte dentro de salas de aula.