Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

“Ideias que Colam”: Simone de Beauvoir e “O Segundo Sexo” em 2 minutos

Confira o 13° episódio da série "Ideias que Colam", do Instituto CPFL, com divulgação exclusiva do GE

Por Juliana Morales Atualizado em 18 ago 2020, 17h40 - Publicado em 19 ago 2020, 08h14

Publicado em 1949 por Simone de Beauvoir, o ensaio O Segundo Sexo se tornou um grande clássico da literatura feminista. Nela, Beauvoir lança a máxima: “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino”.

Segundo Beauvoir, para construir um caminho de liberdade é necessário que as mulheres conversem entre si sobre os seus problemas, e tomem consciência de que vivem dificuldades parecidas. Setenta anos depois do lançamento, sua principal obra continua muito atual, e as mulheres ainda lutam contra as muitas violências e desigualdades. 

Para saber mais sobre este ícone do pensamento filosófico feminista, assista o 13° episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL.

Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

Continua após a publicidade
Publicidade