Os Racionais MC’s marcaram o rap e a cultura pop com o clássico álbum “Sobrevivendo no inferno”. Neste novo episódio do Marca Texto, o professor Paulo de Oliveira do Anglo analisa a obra-prima do grupo do Mano Brown: da sua importância para a representatividade periférica até chegar ao vestibular da Unicamp.
Parceria do Guia do Estudante com o curso Anglo, o podcast Marca Texto traz análises descomplicadas sobre obras que são cobradas nos vestibulares da Fuvest, Unicamp e outras universidades.
Sobre os Racionais MC’s
Fundado em 1988, o Racionais MC’s é o mais importante grupo de rap do Brasil. Os integrantes Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e ice Blue falam de forma incisiva sobre racismo e o cotidiano dos jovens negros da periferia.
Sobre o Sobrevivendo no Inferno
Lançado em dezembro de 1997, Sobrevivendo no Inferno é o quarto álbum de estúdio do Racionais MC’s. O álbum faz alusão à religião e citações bíblicas, ao cotidiano na periferia e a violência que jovens negros são vítimas diariamente. O massacre do Carandiru foi retratado no clipe da música “Diário de um Detento”. O álbum atingiu a marca de 1.500.000 cópias vendidas.
Em 2018, meses depois de ter sido incluído nas obras obrigatórias do vestibular da Unicamp, o álbum foi adaptado para um livro. Compre aqui
CRONOGRAMA 2ª TEMPORADA MARCA TEXTO 2021
Estreia 29/06 – Cecília Meireles – Romanceiro da Inconfidência
06/07 – Guimarães Rosa – Campo Geral
13/07 – Bernardo Carvalho – Nove Noites
20/07 – Racionais Mc’s – Sobrevivendo no Inferno
27/07 – Luís de Camões – Sonetos escolhidos
03/08 – Fernando Pessoa – O Marinheiro
10/08 – Júlia Lopes de Almeida – A Falência
17/08 – Raul Pompeia – O Ateneu
Na primeira temporada, o Marca Texto trabalhou os livros cobrados na Fuvest 2020. Cada obra tem um episódio específico, dividido em blocos de resumo, interpretação, contexto histórico e análise de personagem.
CONFIRA E OUÇA OS EPISÓDIOS DA PRIMEIRA TEMPORADA:
João Guimarães Rosa – Sagarana
Gregório de Matos – Poemas Escolhidos
Helena Morley – Minha Vida de Menina
Carlos Drummond de Andrade – Claro Enigma
Machado de Assis – Quincas Borba