Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

23 estados brasileiros terão aulas presenciais ainda em agosto

Apenas três estados não retornam as aulas no próximo mês

Por Giulia Gianolla
Atualizado em 2 ago 2021, 16h36 - Publicado em 22 jul 2021, 17h42

Até agora, dez estados brasileiros já reabriram suas escolas da rede pública para o modelo presencial. Segundo um levantamento do Jornal da Globo, Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins já liberaram inclusive as redes municipais para programar o retorno.

Entre os estados que ainda não voltaram, outros doze e o Distrito Federal já têm data marcada para a volta das aulas presenciais ainda em agosto. Apenas Paraíba e Acre têm previsão de retorno em setembro, quando a vacinação dos professores deve incluir a segunda dose. Roraima é o único estado sem data prevista.

Seguindo as orientações de cada governo estadual, a volta deve se dar de maneira diferente em cada unidade da federação. Em São Paulo, o governo acabou com os limites de ocupação e permitiu 100% dos alunos. No Rio de Janeiro, a volta vai ser feita com restrições que variam entre 40% e 75% dos alunos. Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Sergipe, Alagoas e Amazonas devem receber apenas 50% dos alunos. 

Vale lembrar que esse retorno se aplica à rede estadual de ensino. A rede pública municipal segue um calendário próprio, estabelecido por cada prefeitura, e a rede privada já tem liberdade para estabelecer o retorno de maneira independente.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Nesta terça-feira (20), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez um pronunciamento pedindo que se retomasse as aulas imediatamente. “Não podemos mais adiar este momento. O retorno às aulas presenciais é uma necessidade urgente”, disse ele.

“É preciso enfrentar juntos os desafios impostos pela pandemia e cumprir com nossa obrigação de garantir as condições necessárias para o retorno às aulas presenciais, pelo bem dos nossos filhos e pelo futuro de nosso país”.

Publicidade
23 estados brasileiros terão aulas presenciais ainda em agosto
Notícia
23 estados brasileiros terão aulas presenciais ainda em agosto
Apenas três estados não retornam as aulas no próximo mês

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.