Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Fuvest 2022: o que levar para a prova deste domingo (12)

Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Confira também o local de prova, itens proibidos e o calendário das próximas etapas

Por Redação do Guia do Estudante
11 dez 2021, 21h42

Neste domingo (12), os cerca de 110 mil candidatos que se inscreveram para a Fuvest 2022 fazem a primeira fase do vestibular. Eles concorrem a 11.147 vagas na Universidade de São Paulo (USP), um acréscimo de 2.905 vagas em relação ao último concurso. O vestibular deste ano, porém, teve cerca de 20 mil inscritos a menos em relação ao passado, principalmente de candidatos pretos, pardos ou indígenas.

Das vagas da Fuvest, 4.954 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência, 2.169 vagas para candidatos egressos de escolas públicas (modalidade EP), e 1.088 para candidatos pretos, pardos e indígenas egressos de escolas públicas (EP/PPI). Uma porcentagem das vagas da universidade também é destinada ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu: por meio da nota do Enem, estudantes de todo o Brasil poderão concorrer a 2.936 vagas na USP, 31 a mais em relação ao último concurso. Tirando o Enem, que funciona como porta de entrada para universidades públicas e privadas, o vestibular da Fuvest é o maior do Brasil.

Local e horário da prova

Para evitar aglomerações do lado de fora das salas, a Fuvest decidiu novamente abrir os portões meia hora mais cedo, às 12h, e fechará pontualmente às 13h. O recomendado é que os candidatos se dirijam às salas assim que chegarem. Ao todo serão 119 locais de aplicação (ano passado foram 148). Para confirmar local e sala, basta acessar a Área do Candidato no site da fundação.

Alunos esperam ao ar livre antes de entrar nas salas para a Fuvest

Continua após a publicidade

A prova da primeira fase

Na primeira fase da USP, o candidato deve responder a 90 questões de múltipla escolha em cinco horas. A partir das 16h, os candidatos já podem deixar a sala de aula.

As questões são divididas entre as disciplinas do Ensino Médio – português e literatura, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês – e questões interdisciplinares.

O que levar

– Documento de identidade original;

Continua após a publicidade

– Caneta transparente de tinta azul;

– Lápis ou lapiseira, apontador e borracha;

– Régua transparente;

Continua após a publicidade

– Alimentos e água (o candidato só poderá comer fora da sala de aula);

– Máscaras são obrigatórias durante toda a prova e leve alguma de reserva.

O que está proibido

– Boné, relógio e aparelhos eletrônicos. Celulares deverão ficar desligados e serão colocados dentro de um envelope que será fornecido pela Fuvest antes da prova.

Continua após a publicidade

Lista de obras obrigatórias da Fuvest 2022

As medidas de segurança

Além da abertura antecipada dos portões, a Fuvest estabeleceu uma série de outras medidas de biossegurança para evitar contaminações. Novamente este ano não haverá ar condicionado ligado nas salas e alimentação, só se for do lado de fora (fique ligado: o tempo usado para comer será descontado do tempo de prova, ainda assim é recomendável comer algo e, de forma alguma, faça a prova em jejum).

Os candidatos que se inscreveram para o vestibular mas estão com diagnóstico confirmado ou suspeito de covid-19 não devem ir fazer a prova.

Concorrência

Assim como no ano passado, o curso de Medicina dominou o pódio das carreiras mais concorridas na Fuvest 2022. Em primeiro lugar, está o curso de Medicina na capital São Paulo, com 124,8 candidatos por vaga (ano passado esse índice foi de 154,6 c/v). O curso de Direito ficou em segundo lugar, com 8.130 estudantes inscritos, seguido de Medicina (Ribeirão Preto), com 7.560 inscritos

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Resultado e segunda fase

O gabarito oficial da primeira fase da Fuvest 2021 sai ainda neste domingo (12).

Lista dos aprovados para a segunda fase: 20 de dezembro.

Provas da segunda fase: 16 e 17 de janeiro.

Lista dos aprovados em primeira chamada: 11 de fevereiro.

Saiba todos os detalhes da Fuvest no dossiê do GUIA DO ESTUDANTE.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro.

Publicidade
Fuvest 2022: o que levar para a prova deste domingo (12)
Notícia, Universidades
Fuvest 2022: o que levar para a prova deste domingo (12)
Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Confira também o local de prova, itens proibidos e o calendário das próximas etapas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.