Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Maior feira de intercâmbio da América Latina começa neste sábado (12)

O Salão do Estudante começa em São Paulo e segue para mais cinco cidades brasileiras. Confira o calendário completo, como participar e todas as novidades

Por Juliana Morales
Atualizado em 10 mar 2022, 17h59 - Publicado em 10 mar 2022, 17h53

Neste sábado (12), o Salão do Estudante 2022, maior evento de educação internacional da América Latina, chega ao Brasil. A feira de intercâmbio contará com a presença de mais de 100 instituições de ensino de 13 países. A primeira cidade brasileira que receberá o evento é São Paulo, nos dias 12 e 13 de março. Para participar, é preciso fazer um cadastro no site do Salão. A entrada é gratuita.

O evento apresenta as diferentes modalidades de intercâmbio, desde cursos de idiomas com duração de 4 semanas até opções de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e cursos técnicos em diferentes áreas.

Os estudantes terão a chance de conversar pessoalmente com os representantes das instituições e tirar as dúvidas sobre o curso, peculiaridades da cultura do país escolhido, além de questões burocráticas como acesso ao visto, documentação exigida para ingresso em cada universidade e os valores da viagem.

Os 13 países que terão universidades no evento são: Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha,  Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido.

Além das grandes instituições presentes como University of Bristol e University of Manchester, ambas no Reino Unido, esta edição terá a presença de organizações governamentais, como o Education USA, Study in Japan, o Campus France e o Government of Victoria (da Austrália).

Após dois anos de pandemia e de eventos online, o Salão do Estudante retorna presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Será feito um controle de entrada e será exigido o uso de máscara e carteira de vacinação. A área do evento será redimensionada e os corredores serão maiores para evitar aglomeração.

Continua após a publicidade

Depois de São Paulo, o evento segue, respectivamente, para o Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba. Confira o calendário completo, com horários e locais, no final deste texto. 

Os destinos preferidos dos estudantes brasileiros

Uma recente pesquisa pela organização do Salão do Estudante levantou os destino preferidos dos estudantes. Com base na resposta de 23 mil internautas brasileiros, os EUA lideram o ranking dos países desejados para o intercâmbio, com 51,41%. Em segundo lugar, com 45,99%, está o Canadá.

Portugal pulou de 5º colocado na última pesquisa do Salão, divulgada em 2018, para o 3º lugar, com 27,19%. A Austrália ocupa o quarto lugar, com 19,46%, e o Reino Unido o quinto lugar, com 16,63%. Na pesquisa, os estudantes escolheram mais de uma opção.

+ Como convencer seus pais a deixarem você fazer um intercâmbio?

Portugal

O aumento na procura de cursos em Portugal por estudantes brasileiros chamou a atenção dos organizadores do Salão do Estudante. Samir Zaveri, CEO da BMI, empresa responsável pelo evento, explica que o interesse nas instituições lusitanas se dá pelo laços estabelecidos entre os dois países e a facilidade que o estudante brasileiro encontra na hora de ingressar em muitas das universidades por lá.

Continua após a publicidade

“Além da maioria das instituições aceitarem as notas do Enem como processo seletivo para o ingresso no sistema de ensino superior no país, os valores dos cursos normalmente são mais baratos quando comparados aos do Brasil”, completa Zaveri. 

Em Portugal, só é possível utilizar a nota do Enem se o estudante e seus pais não tiverem cidadania portuguesa. Além disso, o candidato também não pode estar residindo legalmente no país há mais de dois anos. É necessário ter feito a prova do Enem nos últimos três anos e, junto das notas, deve-se enviar uma série de documentos.

Os interessados precisam pesquisar nos sites das universidades que desejam como é o processo, os prazos e as notas de corte. Universidades internacionais não participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

+ Como entrei em uma universidade de Portugal usando o Enem

A experiência de estudar fora

A capixaba Maria Alves, de 21 anos, faz parte do grupo de estudantes brasileiros que foram cativados pelas ofertas de estudo em Portugal. Com uma boa nota no Enem em 2018, Maria, então com 17 anos, conseguiu uma vaga na Universidade de Aveiro, no curso de Ciências Biomédicas. Ela conta que ser cientista e estudar fora do Brasil eram seus sonhos desde criança.

Continua após a publicidade

Na instituição lusitana, ela teve a oportunidade de fazer parte de um grupo de pesquisa, o que despertou sua curiosidade para a Saúde Pública. O interesse pelo tema fez com que Maria optasse por trocar de graduação. Ela, então, ingressou no curso de Saúde Pública da Universidade de Maastricht, na Holanda, um programa referência em toda a Europa.

Apesar da mudança, a estudante afirma que Portugal é uma excelente porta de entrada para os estudantes brasileiros. Diante da experiência que adquiriu estudando fora do Brasil, primeiro em Portugal, depois na Holanda, a jovem criou um canal no Instagram chamado Motivatudy.

Atualmente com mais de 80 mil seguidores, ela usa a rede social para ensinar estudantes brasileiros os caminhos para a graduação no exterior, aperfeiçoar currículos de acordo com os objetivos e projetos de estudos – além de conversar sobre outras barreiras que os estudantes enfrentam, como saudades da terra natal e as diferenças culturais.

View this post on Instagram

A post shared by Maria | Estudar Fora (@motivatudy)

Calendário Salão do Estudante 2022

São Paulo – 12 e 13 de março

Continua após a publicidade

Local: Centro de Eventos São Luis

Endereço: Rua Luís Coelho, 323 – Consolação

Horário: 14h às 18h30

Rio de Janeiro – Copacabana – 15 de março

Local: Hotel Fairmont Rio de Janeiro

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Endereço:  Av. Atlântica, 4240 – Copacabana

Horário: 15h às 19h

Rio de Janeiro – Barra – 16 de março

Local: Windsor Barra

Endereço:  Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca

Horário: 15h às 19h

Brasília – 18 de março

Local: Centro de Convenções Brasil 21

Endereço:  SHS Q06, L01, Cj. A, Setor Hoteleiro Sul

Horário: 15h às 19h

Salvador – 20 de março

Local: Fiesta Convention Center

Endereço:  Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara

Horário: 14h às 18h

Belo Horizonte – 21 de março

Local: Mercure Lourdes

Endereço:  Av. do Contorno, 7315 – Lourdes

Horário: 15h às 19h 

Curitiba– 23 de março

Local: Radisson Hotel Curitiba

Endereço: Av. Sete de Setembro, 5190 – Batel

Horário: 15h às 19h

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Maior feira de intercâmbio da América Latina começa neste sábado (12)
Notícia
Maior feira de intercâmbio da América Latina começa neste sábado (12)
O Salão do Estudante começa em São Paulo e segue para mais cinco cidades brasileiras. Confira o calendário completo, como participar e todas as novidades

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.