logo-ge

5 carreiras para quem gosta de estar em contato com a natureza

Nestas profissões a vontade de trabalhar em prol do ambiente que nos cerca faz toda a diferença

A forma como os seres humanos se relacionam com o planeta foi se alterando ao longo dos anos, de acordo com crenças, objetivos socioeconômicos e ideais. Mas em todos os cenários, a natureza manteve sua importância, mesmo que muitas vezes ela não seja respeitada.

De qualquer forma, certos profissionais se empenham para compreender melhor, proteger e tirar mais informações sobre as questões ambientais que fazem parte do nosso dia a dia. Seja estudando qual a melhor forma de reduzir o impacto ambiental de uma atividade ou implementando programas para proteger recursos naturais, eles fazem a diferença em diversos setores. E se você tem interesse nessa área, confira 5 profissões que precisa conhecer:

Gestão Ambiental

Quem trabalha nessa área estuda a relação entre o homem e o meio ambiente. Sua principal função é garantir o uso racional de recursos naturais, de modo a preservar a biodiversidade. Para isso, analisa o impacto das atividades humanas sobre o solo, a água e o ar, orientando a exploração dos recursos por técnicas menos danosas ao ambiente. Também pode desenvolver e implementar programas de reciclagem e educação ambiental. Esse profissional pode atuar na cidade, no campo ou em áreas florestais degradadas. 

Oceanografia

Oceanografia é a ciência que investiga as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras sob todos os aspectos: descrição física, interpretação dos fenômenos que envolvem esses recursos e interação deles com os continentes e com a atmosfera. Entre as funções do oceanógrafo estão pesquisar animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos coletar, analisar e interpretar informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes aquáticos e analisar a composição da água de rios, lagunas e estuários. 

Esse profissional também é capaz de desenvolver técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e avaliar os efeitos das atividades humanas sobre o ecossistema. 

Biologia

O biólogo estuda todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica. Além de pesquisar a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos, esse profissional analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. 

O vasto campo de estudos na graduação oferece diversas áreas de atuação para quem se forma em Biologia, desde a pesquisa com células-tronco até o trabalho ambiental. 

Geologia

O geólogo estuda a origem, a estrutura, a composição e as transformações da crosta terrestre. Esse bacharel investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão e a desertificação. Além disso, analisa fósseis e minerais e a topografa dos terrenos, localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e gás natural.

Durante a realização de grandes obras de infraestrutura – hidrelétricas, barragens, linhas de metrô, túneis, pontes e viadutos – é necessária a atuação de um engenheiro geológico para fazer a análise do solo e das rochas e elaborar o estudo de impacto ambiental.

Ecologia

O profissional da área estuda as relações entre o homem e a natureza, com foco na preservação ambiental. Ele também investiga a estrutura e o funcionamento de ecossistemas, analisa o impacto das atividades humanas sobre o ambiente e procura soluções para evitar ou minimizar desequilíbrios, elaborando planos para a proteção dos recursos naturais.

Pode atuar em laboratórios, estudando o efeito de produtos químicos sobre a fauna, a flora e a saúde humana. Também trabalha em secretarias municipais do Meio Ambiente, avaliando impactos ambientais causados, por exemplo, por obras de engenharia civil, como estradas e condomínios. E no setor privado, avaliando o impacto as atividades que determinada empresas pode ter sobre o ambiente. 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.