Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

6 carreiras para quem quer ver o mundo

Estas profissões têm o alívio necessário para quem não aguenta ficar o tempo todo em um escritório

Por Letícia Albuquerque
Atualizado em 29 set 2020, 15h51 - Publicado em 11 jun 2020, 11h05

Viajar e ver o mundo é uma das prioridades da geração Z. Ainda que os jovens estejam interessados em se dedicar aos estudos, uma pesquisa online realizada pelo Booking.com mostrou que 67% dos jovens, entre 16 e 24 anos, acreditam que viagens são o melhor investimento. Os mais de 21 mil entrevistados de 29 países, incluindo o Brasil, também apontam que estão interessados em trabalhos que os permitam vivenciar outras culturas (71%), demonstrando o perfil e as prioridades daqueles que estão partindo para o momento de decisão profissional.

Mas trabalhar e ver o mundo não precisam ser opostos. Existem profissões que te dão a oportunidade de conhecer novos países, culturas e idiomas. E se você é apaixonado por viajar e não vê a hora de explorar o planeta, aqui estão algumas carreiras em que não é preciso escolher entre trabalho e viagem.

Fotógrafo e produtor de vídeo

Os fotógrafos e os produtores de vídeos trabalham para projetar o mundo no papel ou nas telas digitais. Além de uma boa câmera, é preciso entender sobre luz, enquadramento, edição e ter um ótimo senso estético. Você pode trabalhar para empresas e agências ou como autônomo, registrando eventos, lugares e momentos. O fotógrafo não precisa ter formação, apesar de existirem bacharelados na área. Mas é importante ter um bom portfólio mostrando sua experiência.

Guia de turismo

Se você gosta de explorar novos lugares e organizar roteiros, ser um guia de turismo pode ser incrível. Além de ser importante ter muito conhecimento e responsabilidade, você terá a oportunidade de apresentar o mundo para outras pessoas, o que pode ser divertido. Para atuar em excursões nacionais e internacionais, é preciso ter mais de 21 anos e comprovar a fluência em, pelo menos, um idioma. Também existem qualificações no nível técnico para a área, mas não é obrigatório. É necessário providenciar, na prefeitura da sua cidade, o registro de autônomo e solicitar a credencial na Secretaria de Turismo do Estado. Por fim, o guia deve se cadastrar no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas e empresas que atuam nesse setor.

Continua após a publicidade

Geógrafo

Para além das salas de aula, os geógrafos podem atuar no estudo de planejamento urbano, impacto sócio-ambiental e estudo de regiões. Esse é um trabalho importante que afeta o nosso dia a dia, principalmente com crescimento da preocupação mundial em relação ao planeta e ao meio-ambiente. A graduação no curso superior de Geografia é exigido e especializações e pós-graduações são importantes, principalmente se você quiser seguir uma carreira de pesquisador.

Comissário de Bordo

Como agentes de segurança, os comissários de bordo são responsáveis pela organização dos passageiros durante as viagens e precisam estar preparados para situações de emergência. É necessário falar, pelo menos, inglês e obter o CHT, Certificado de Habilitação Técnica,  da Anac (Agência de Aviação Civil), além de realizar o estágio obrigatório. Entre os conteúdos trabalhos no curso estão conhecimentos sobre leis trabalhistas e aeronáuticas, primeiros socorros e meteorologia. A profissão te permitirá conhecer muitas pessoas e conhecer muitos lugares do Brasil e do mundo.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Diplomata

A diplomacia é um instrumento da política externa de um país. São os diplomatas que estabelecem, representam e negociam as relações entre seu país de origem e outros. Para seguir a carreira, você precisa ter uma graduação no Ensino Superior (em qualquer curso), ter um perfil analítico e disciplina para ingressar na carreira pública por meio do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) para trabalhar no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores).

Arqueólogo

O arqueólogo é aquele que estuda as culturas e sociedades humanas a partir de objetos e vestígios produzidos no passado. Existem algumas possibilidades na arqueologia que te permitem viajar, como a exploração de campo e a arqueologia subaquática, em que você tem a oportunidade de visitar os sítios arqueológicos e descobrir materiais.

Quero Bolsa | Procurando por bolsas de estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta até 75% do valor da mensalidade. Saiba mais!

Publicidade
6 carreiras para quem quer ver o mundo
Mundo do Trabalho
6 carreiras para quem quer ver o mundo
Estas profissões têm o alívio necessário para quem não aguenta ficar o tempo todo em um escritório

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.