Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Fuvest fala em mudanças no formato da prova, mas não esclarece quais

Após diretora falar em mudança de formato, o GUIA entrou em contato para tentar entender a questão

Por Taís Ilhéu Atualizado em 10 jan 2021, 12h30 - Publicado em 10 jan 2021, 12h01

Desde este sábado (9), muitos estudantes que farão a Fuvest neste domingo estão apreensivos por causa de um comentário da Diretora Executiva da fundação, que concedeu entrevista ao telejornal SPTV, da TV Globo. Na entrevista, Belmira Bueno mencionou que “o formato das questões está alterado, já que as bancas foram bastante sensíveis à situação vivida pelos candidatos” neste último ano letivo.

No Twitter, os candidatos estão se queixando por esse anúncio não ter sido feito com antecedência e pela falta de esclarecimentos da Fuvest sobre as possíveis alterações. Os questionamentos têm razão de ser: a estratégia de execução da prova é importante para quem se prepara e muitos candidatos baseiam-se nas edições de anos anteriores para treinar. A fala de Bueno, porém, indica uma prova mais branda – talvez mais interpretativa e menos conteudista, como é a tradição do processo.

  • A Unicamp e a Unesp, os outros dois maiores vestibulares do país, anunciaram ainda em 2020 que fariam alterações do vestibular deste ano. A Unicamp, por exemplo, dividiu a prova em dois dias e diminuiu o número de questões, bem como as obras obrigatórias exigidas. Já a Unesp anunciou que cobraria conteúdos referentes apenas aos dois primeiros anos do Ensino Médio.

    O GUIA entrou em contato com a Fuvest para tentar esclarecer aos estudantes antes da prova quais mudanças no formato eles poderiam encontrar. “O conteúdo das questões é sigiloso e não podemos comentar, mas 19h30 liberaremos a prova e o gabarito”, afirmou a fundação.

    Durante todo este domingo, o GUIA publicará matérias e informações sobre a prova. No final do dia, você poderá conferir aqui a correção comentada e o gabarito oficial!

    Continua após a publicidade
    Publicidade