Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Fuvest 2021: confira a análise do segundo dia da 2ª fase

Apenas 8,36% dos candidatos inscritos não compareceram

Por Redação Atualizado em 23 fev 2021, 10h10 - Publicado em 22 fev 2021, 21h20

A prova de disciplinas específicas da Fuvest 2021 foi realizada nesta segunda-feira (22). Apenas 8,36% dos candidatos inscritos não compareceram. Já os estudantes que foram aos locais de prova se depararam com uma avaliação de nível de dificuldade médio para difícil. De acordo com Daniel Perry, diretor do Curso Anglo, a prova teve características semelhante aos anos anteriores. 

“Foi uma prova clássica, abrangente e pouco contextualizada. As questões eram bastante técnicas e exigiam a leitura muito atenta do enunciado e um conhecimento elevado em termos conceituais”, diz Perry.

+ Acompanhe a correção do segundo dia da 2ª fase da Fuvest 2021

  • Confira a análise e comentários por disciplina!

    Física

    O coordenador do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Wander Azanha, analisa que na disciplina de Física, a prova foi muito bem distribuída nos tipos de conteúdos, mas  bastante extensa. Alguns exercícios precisavam de resolução literal, o que dificulta bastante para o aluno.

    Mêcanica, termodinâmica, ótica (painéis solares) e motores elétricos foram os assuntos da disciplina tratados nas questões da Fuvest.

      Matemática

      “No que diz respeito a Matemática, a Fuvest abordou assuntos clássicos: geometria plana e analítica, sistema lineares, combinatória. Os nossos professores sentiram falta de progressão aritmética e progressão geométrica. A prova foi bastante conteudista, técnica e sem muita contextualização”, diz Azanha.

      História

      Segundo Perry, História se destacou na parte de Humanas, por ser uma prova difícil e conteudista, que dialoga pouco com a realidade. “Havia uns itens muito específicos, que exigiam conhecimentos muito específicos. Eram enunciados mais curtos que o comum e não haviam imagens”, conta.

      Continua após a publicidade

      Já Azanha comenta que a prova teve temas clássicos e conhecidos da Fuvest: Iluminismo, Revolução Francesa, Segundo Reinado. “Um bom equilíbrio entre História do Brasil e Geral. O que eles destacaram de importante foi um cruzamento de conceitos numa linha do tempo, exigindo solidez no conteúdo”, analisa.

      Química

      A prova de Química também teve conteúdos previstos para a Fuvest com análise de tabela. “Uma prova muito bem feita”, comenta Azanha. Perry aponta que a disciplina teve a prova mais contextualizada de toda área de Ciências da Natureza e Exatas. E também elogia: “foi bastante criativa, que exigia bastante leitura dos enunciados e gráficos”.

      As questões abordaram desastres nucleares e radiação, detecção de fosina na atmosfera de Vênus, corrosão e gases.

      Geografia

      “A prova de Geografia foi equilibrada. Temas físicos e sociais. Os assuntos eram atuais para que o candidato refletisse sobre a sociedade na qual ele vive. Havia bom material de apoio para os participantes conseguirem pensar nas questões”, comenta Azenha.

      Perry destaca a qualidade da linguagem gráfica, bem adequada à prova, além de exigir um bom vigor conceitual. Temas como rota da seda, urbanização, eras geológicas, tipos de energias e vegetação foram alguns dos temas abordados pela Fuvest.

      Biologia

      Em Biologia, Perry chama a atenção para a presença de muitos gráficos: “era necessário uma análise atenta disso”. Azenha analisa que a prova de Biologia foi interessante e contou com várias áreas relacionadas nas questões. Um destaque foi uma questão sobre Covid-19. “Relacionaram fisiologia humana e os métodos de identificação do vírus”, conta.

      Resultados

      Primeira chamada: 19 de março
      Segunda chamada: 29 de março
      Terceira chamada: 5 de abril
      Lista de espera: a partir de 20 de abril

      Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico. Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

      Continua após a publicidade
      Publicidade