logo-ge

Uerr abre e Uerj prorroga inscrições para o vestibular

Confira também as notícias da Uema, UEPG, Uva e PUC-Rio desta segunda-feira (16)

Uerj prorroga inscrições para o vestibular 2018

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) estendeu o período de inscrições para o Exame Discursivo do vestibular 2018. Originalmente, o prazo terminava em 15 de outubro. Agora, os candidatos têm até o dia 19 deste mesmo mês.

O pagamento da inscrição, no valor de R$ 100, também mudou de data final. É possível pagar até o dia 20 de outubro.

A prova continua na mesma data e será aplicada no dia 3 de dezembro. Para participar desta fase é necessário que os candidatos apresentem um aproveitamento de, pelo menos, 40% em um dos Exames de Qualificação (EQ). Os resultados destas fases já foram publicados.

Após mudanças na prova deste ano, o Exame Discursivo passará a ser constituído por apenas uma prova de redação, uma de Língua Portuguesa e duas avaliações correspondentes à área de atuação de cada candidato. Apesar dessa alteração, a duração da avaliação permanece em 5 horas.

Além disso, a prova de Língua Portuguesa previa a leitura de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Esta obra permanece na lista de livros obrigatórios, mas agora será cobrada na prova de redação.

O resultado final desta fase e do vestibular sairá no dia 25 de janeiro. Mais de 5,7 vagas são oferecidas neste processo seletivo. É possível encontrar outras informações neste site.

 

Uerr inicia inscrições para o vestibular 2018

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2018 da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Os interessados têm até 6 de novembro para se cadastrar.

Para participar é preciso desembolsar R$ 90. Aqueles que não tiverem condições de arcar com este valor podem requisitar o benefício de isenção de taxa nos dias 16 e 17 de outubro. O resultado preliminar deste processo sairá em 8 de novembro, sendo que a relação final será publicada no dia 13 do mesmo mês.

Serão contemplados aqueles que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo; recebam seguro desemprego ou sejam titular de um programa Municipal, Estadual ou Federal de transferência de renda (bolsa família ou crédito social); ou tenham até 24 anos e sejam filhos de pais que se encaixam nos requisitos anteriores.

A instituição divulgará os locais de prova no dia 28 de novembro. Os exames, por sua vez, acontecem no dia 3 de dezembro, das 8h às 12h. Os gabaritos preliminares sairão no mesmo dia da avaliação e, os oficiais, em 12 de dezembro.

O resultado preliminar da prova objetiva será publicado em 14 de dezembro e, o final, no dia 20 do mesmo mês.

Já o resultado geral preliminar será anunciado em 17 de janeiro, sendo que o geral final sairá no dia 18 seguinte, após as 14h. A lista de aprovados está prevista para 25 de janeiro.

Neste processo seletivo, a UERR oferece 760 vagas em 22 cursos de graduação. Deste total, 86 são reservadas para pessoas com deficiência.

Para outras informações, acesse este site ou o edital do vestibular.

 

Uema publica os locais de prova do vestibular 2018

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, nesta segunda-feira (16), a confirmação de inscrição para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2018. Neste documento, os candidatos encontram os seus locais de prova.

Os exames ocorrerão em duas etapas, sendo que o primeiro acontece no dia 22 de outubro, das 13h às 18h. O resultado desta primeira fase sairá em 14 de novembro. Já a segunda será aplicada em 26 de novembro, no mesmo horário.

No total são oferecidas 3.879 vagas, que serão distribuídas entre os campi da Uema. Mais 565 vagas serão voltadas para a Universidade da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).

No começo deste mês, a instituição também divulgou a concorrência do Paes 2018. Mais de 46 mil pessoas se inscreveram neste vestibular.

É possível encontrar outras informações neste site.

 

Uva anuncia locais de prova do vestibular 2017/2

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), em Sobral, no Ceará, divulgou os locais de prova para o vestibular 2017/2. A instituição oferece dez localidades diferentes, que variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Os exames serão aplicados no próximo domingo, 22 de outubro. O resultado final está previsto para o dia 22 de novembro.

A Uva oferece 830 vagas neste processo seletivo, que serão distribuídas em mais de 20 cursos. Mais informações estão disponíveis neste site ou no edital do vestibular.

 

UEPG divulga ensalamento do vestibular EaD 2017

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) publicou o ensalamento para o vestibular de ensino à distância (EaD) 2017. O exame será aplicado no dia 22 de outubro, das 9h15 às 12h45.

Na mesma data da prova, à noite, os cadernos de provas serão publicados e, no dia seguinte, a partir das 17h, os gabaritos serão divulgados. O resultado final sairá em 14 de novembro.

Este processo seletivo oferece 950 vagas. Mais informações estão disponíveis no manual do candidato ou neste site.

 

PUC-Rio publica gabaritos do vestibular 2018

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) divulgou os gabaritos e os cadernos de prova preliminares do segundo dia do vestibular 2018. Os exames aconteceram no último domingo, 15 de outubro, das 8h30 às 12h30 ou das 15h às 19h.

A instituição aceitará recursos contra os resultados até às 9h59 da próxima quarta-feira, 18 de outubro, através deste site.

Os gabaritos e cadernos de prova do primeiro dia do processo seletivo também já foram publicados. Esta avaliação aconteceu no dia 8 de outubro.

A seleção para este vestibular acontece de duas formas: por meio do aproveitamento do resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 – desde que o candidato esteja inscrito no processo seletivo da PUC-Rio – ou através da classificação nas provas da instituição.

As listas de aprovados estão previstas para 24 de novembro, mas os candidatos podem acessar as suas notas a partir do dia 8 do mesmo mês. A instituição conta com mais outras seis chamadas. O início das aulas será no dia 2 de março de 2018.

A PUC-Rio ofereceu mais de 2,5 mil vagas neste vestibular. Outras informações estão disponíveis neste site ou no manual do candidato.