logo-ge

Unesp 2018: Tema de redação foi voto facultativo no Brasil

Neste segundo dia de prova, além da redação, os candidatos precisaram resolver 12 questões de Linguagens e Códigos

O tema da redação do vestibular 2018 da Universidade Estadual Paulista (Unespé “O voto deveria ser facultativo no Brasil”?A informação foi divulgada no início da noite desta segunda-feira (18) pela Vunesp e foi comentada por candidatos no Twitter.

A Unesp exige o tipo dissertativo de texto. Isso significa que se trata de um texto argumentativo, que pede que o autor desenvolva uma ideia, um problema ou um questionamento com uma consideração final que deve estar de acordo com os argumentos expostos. 

Baixe a prova desta segunda-feira. 

Saray Azenha, diretora pedagógica da Oficina do Estudante, elogiou o tema: “Foi um assunto que envolveu tudo o que o jovem viu na mídia ao longo deste ano e do ano passado. Tivemos a eleição de Trump, a saída de Dilma, temos o suspense sobre quem serão os candidatos para a eleição presidencial de 2018. O momento que a Unesp encontrou para trabalhar o tema foi muito bom e a coletânea, muito bem escolhida”.

As redações serão avaliadas atentando-se aos critérios de correção específicos desse vestibular:

  • Abordagem da proposta e do tema: A banca avalia como você leu a proposta e como ela será articulada, no texto, em relação à coletânea de textos. Analisa, também, o seu ponto de vista e a reflexão feita por você ao longo do texto.
  • Desenvolvimento: Avalia como você construiu sua argumentação ao longo da introdução, do desenvolvimento e na conclusão, e se está de acordo com o tipo dissertativo-argumentativo.
  • Domínio da escrita: No último ponto, os corretores analisam se você utilizou a norma culta da língua, além dos elementos de coesão.
  • Neste segundo dia de prova da segunda fase, os candidatos tinham 4h30 para resolver 12 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e uma redação. No primeiro dia, o exame era composto por 24 questões aplicadas, sendo 12 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática).

    O vestibular foi aplicado em 31 cidades paulistas, e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).

    Resultado

    O resultado final sai no dia 2 de fevereiro de 2018. Entre os dias 2 e 5 do mesmo mês, os candidatos da lista devem confirmar interesse pela vaga, independentemente da posição em que tenham sido classificados.

    Após a confirmação de interesse, será gerada a primeira lista de chamada para matrícula, em 7 de fevereiro. A segunda chamada sai no dia 15. As cinco primeiras convocações de matrícula serão realizadas online, com confirmação presencial, para todos os alunos.