Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Unicamp divulga lista de obras obrigatórias para os vestibulares 2027, 2028 e 2029

Entre as novidades, o retorno de clássicos da literatura brasileira e a adição de obras contemporâneas e estrangeiras, como Gabriel García Márquez

Por Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 mar 2025, 15h23 - Publicado em 25 mar 2025, 12h23
Colagem com 4 novos autores presentes na lista: Antonio Candido, Gabriel Garcia Marquez, Olinda Beja e Paulo César Pinheiro
 (Rede sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) divulgou a lista de livros obrigatórios para os próximos três anos do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A cada edição, três novas obras entram na lista, substituindo outras três. Entre as novidades anunciadas para as edições dos vestibulares 2027, 2028 e 2029 estão autores clássicos da literatura brasileira, como Machado de Assis e Raquel de Queiróz, mas também nomes da literatura contemporânea e de outros países, como Gabriel García Márquez e Olinda Beja.

A lista de leituras obrigatórias da Unicamp inclui nove títulos. Entre os critérios adotados para a seleção das obras estão a diversidade de gêneros literários, o equilíbrio entre escritores clássicos e contemporâneos e a ampliação do repertório cultural dos estudantes.

“A Comvest manteve a tendência de uma lista arrojada como nos últimos anos e, nesse sentido, apresentou obras de gêneros diversos (poesia, contos, romances e ensaio) e escritores de épocas diferentes”, destaca Vinicius Teixeira, professor de Literatura do Colégio Oficina do Estudante. “Para 2027, temos a volta de Machado de Assis com o icônico defunto autor em ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ que viralizou recentemente nas redes sociais. Além disso, a inclusão do colombiano Gabriel García Márquez reforça o caráter diverso da lista e possibilita discussões sobre a literatura na América Latina.”

+ Datas da Unicamp 2026 são divulgadas; prova de 2ª fase terá mudanças

A Comvest destaca que a inclusão de livros estrangeiros e de diferentes tradições literárias segue a orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva um olhar mais amplo para a literatura mundial. “A lista reforça a literatura como um direito e instrumento que contribui para formar cidadãos intelectual e emocionalmente mais autônomos.”

Ah! E vale lembrar. A edição do vestibular da Unicamp sempre leva no nome o ano seguinte, isto é, o ano de ingresso na universidade caso o candidato seja aprovado. Portanto, a lista da Unicamp 2027 diz respeito à prova que será realizada em 2026. A lista de livros da edição atual, Unicamp 2026 – marcada para outubro deste ano –, não sofreu alterações.

Continua após a publicidade

+ Obras Unicamp 2026: veja a lista de livros obrigatória no vestibular

Confira as mudanças e veja quais obras entram integram a lista obrigatória das próximas três edições do vestibular da Unicamp.

Unicamp 2027

    As três novas obras mostram o recorte diversificado da lista. O clássico de Machado de Assis, publicado em 1881, é uma das obras mais importantes da literatura brasileira. Já as canções escolhidas de Paulo César Pinheiro introduzem a poesia musical na lista. Por fim, a obra do colombiano Gabriel García Márquez reúne contos emblemáticos do realismo mágico latino-americano.

    Continua após a publicidade

    + 3 fatos reais por trás de ‘Cem Anos de Solidão’, série que adapta obra de Gabriel García Márquez

    Unicamp 2028

    • “Prosas seguidas de odes mínimas”, de José Paulo Paes;
    • “Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá”, de Lima Barreto;
    • “No seu pescoço”, de Chimamanda Ngozi Adichie;
    • “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis;
    • “Canções escolhidas**”, de Paulo César Pinheiro;
    • “Os funerais da Mamãe Grande”, de Gabriel García Márquez;
    • “O direito à literatura”, de Antonio Candido;
    • “O quinze”, de Raquel de Queiróz;
    • “Quarenta dias”, de Maria Valéria Rezende. 

    A lista de 2028 incorpora um texto teórico clássico do professor Antonio Candido. Destaca também o regionalismo brasileiro com o romance de estreia de Raquel de Queiróz, publicado em 1930. Há ainda uma obra contemporânea, de Maria Valéria Rezende, que traz um olhar moderno e sensível sobre deslocamento e pertencimento.

    + “O Quinze”: resumo da obra de Rachel de Queiroz

    Continua após a publicidade

    Unicamp 2029

    • “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis;
    • “Canções escolhidas**”, de Paulo César Pinheiro;
    • “Os funerais da Mamãe Grande”, de Gabriel García Márquez;
    • “O direito à literatura”, de Antonio Candido;
    • “O quinze”, de Raquel de Queiróz;
    • “Quarenta dias”, de Maria Valéria Rezende;
    • “Broquéis”, de Cruz e Souza;
    • “Lésbia”, de Maria Benedita Bormann (Délia);
    • “Chá do príncipe”, de Olinda Beja.

    A lista da Unicamp 2029 reforça a presença da literatura simbolista com a obra de Cruz e Souza, um dos principais expoentes desse movimento no Brasil. Outra novidade é o romance de Maria Benedita Bormann (Délia), escritora que ganha visibilidade por sua importância na literatura feminista nacional do século 19. Já a obra de Olinda Beja traz a representatividade da literatura africana de língua portuguesa, com narrativas ligadas à cultura santomense.

    + Literatura Brasileira: 5 livros contemporâneos que caem no vestibular

    *6 contos escolhidos: “Diálogo”, “Além do Ponto”, “Terça-Feira Gorda”, “Pêra, uva ou maçã?”, “O dia em Júpiter encontrou Saturno” e “Aqueles dois”.

    Continua após a publicidade

    **Canções escolhidas: Canto das três raças (com Mauro Duarte); Cordilheira (com Sueli Costa); Desenredo (com Dori Caymmi); ​Estrela da terra (com Dori Caymmi); Evangelho (com Dori Caymmi); Mordaça (com Eduardo Gudin); ​Na volta que o mundo dá (com Vicente Barreto); Navio fantasma (com Francis Hime); O dia em que o morro descer e não for carnaval (com Wilson das Neves); Pesadelo (com Maurício Tapajós); Velho arvoredo (com Hélio Delmiro); Vento bravo (com Edu Lobo); Viagem (com João de Aquino); Vontade de chorar (com Ivor Lancelotti).

    Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

    Compartilhe essa matéria via:

     Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

    Publicidade
    Unicamp divulga lista de obras obrigatórias para os vestibulares 2027, 2028 e 2029
    Universidades
    Unicamp divulga lista de obras obrigatórias para os vestibulares 2027, 2028 e 2029
    Entre as novidades, o retorno de clássicos da literatura brasileira e a adição de obras contemporâneas e estrangeiras, como Gabriel García Márquez

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 5,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.