Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Plano de estudos de Geografia e Atualidade – 1 mês

O professor de Geografia e Atualidades do Poliedro Leonardo Pagenotto Sukorski montou um plano de estudos de um mês com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!

Semana 1 – Geografia Física: temas mais cobrados

Estratégia de prova: Muita atenção na leitura dos dados dos gráficos. Busque sempre a referência contida no comando da questão ao analisar as informações. Saiba diferenciar os tipos de Unidades de Conservação com base nas correntes ecologistas anteriormente caracterizadas.

  • Climatologia

O que mais cai: Circulação atmosférica, ciclones e anticiclones; Efeito Estufa e suas relações com as dinâmicas socioeconômicas;

Estilo de questão: Textos com descrições climáticas e associações com o tipo de solo e vegetação em determinado local; Textos que discutem a relação do aquecimento global com a queima de combustíveis fósseis e com o desmatamento.

Confira a videoaula sobre climas no Brasil e no mundo

Confira o resumo sobre climas no Brasil

Veja também o resumo sobre climas do mundo

Confira a videoaula sobre aquecimento global e mudanças climáticas

Confira também o resumo sobre aquecimento global

  • Biogeografia

O que mais cai: Domínios morfoclimáticos;

Estilo de questão: Textos que descrevem as características morfológicas de determinado domínio natural; Gráficos e mapas que apontam para as alterações nos domínios naturais associadas ao desmatamento e à produção agropecuária.

Confira a videoaula sobre biogeografia

Confira o resumo sobre biomas brasileiros

Veja também o resumo sobre a vegetação no mundo

  • Questões Ambientais

O que mais cai: Correntes ecologistas: preservacionismo x conservacionismo; Legislação Ambiental Brasileira;

Estilo de questão: Comparações entre as modalidades de áreas protegidas e suas especificidades; Discussões sobre as conferências internacionais sobre meio ambiente e seu impacto na geração de resíduos e impactos; Questões textuais discutindo as noções teóricas das correntes mencionadas.

Confira a videoaula sobre questões ambientais

Veja também a videoaula sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável

Semana 2 – Geografia Humana: temas mais cobrados

Estratégia de prova: Atente-se ao contexto histórico considerado pelo comando da questão. Em alguns casos, a alternativa pode estar correta, mas não se relaciona ao recorte temporal descrito no enunciado. As questões cobram a interpretação de texto como ferramenta fundamental. Vale sempre a atenção ao comando da questão, é ele que vai indicar quais informações do texto são úteis e válidas. Como estratégia de economia de tempo, uma sugestão é ler o comando antes de textos mais extensos.

  • Geografia Urbana

O que mais cai: Conceitos urbanos e análises de problemas socioambientais nas cidades;

Estilo de questão: Em geografia urbana, as questões são conceituais, ou seja, que cobram do aluno a definição de um conceito descrito por um texto-base ou por um mapa/esquema; Gráficos, esquemas e textos apresentando determinado problema social ou ambiental.

Confira a videoaula sobre geografia urbana

  • Geografia Agrária

O que mais cai: Transformações do meio rural no contexto da globalização; Concentração fundiária;

Estilo de questão: Em geografia agrária e em globalização, a grande parte das questões são interpretativas e não cobram os conceitos com tanta profundidade. Vale muita atenção na leitura dos textos-base e dos comandos das questões.

Confira a videoaula sobre geografia agrária

Confira também uma reportagem sobre o tema

  • Geopolítica

O que mais cai: Globalização e seus impactos na estrutura econômica, social, cultural e política do mundo;

Estilo de questão: Em geografia agrária e em globalização, a grande parte das questões são interpretativas e não cobram os conceitos com tanta profundidade. Vale muita atenção na leitura dos textos-base e dos comandos das questões.

Confira a videoaula sobre divisão internacional do trabalho

Veja também a videoaula sobre globalização

Semana 3 – Atualidades

Estilo de questão: Questões sobre conflitos internos e a inserção da África e do Oriente Médio na economia mundial. Questões sobre o conflito Árabe-Israelense; O papel da China na Nova Ordem Mundial;

Estratégia de prova: Busque identificar o posicionamento do texto, deixando sua opinião pessoal de lado ao avaliar e interpretar as alternativas.

  • África

O que mais cai: Papel da África na Nova DIT.

Confira a videoaula sobre a África

Confira também uma reportagem sobre o tema

  • América Latina

O que mais cai: Guerra Fria e Nova Ordem Mundial.

Confira a videoaula sobre América Latina

  • Oriente Médio

O que mais cai: Conflitos e questões energéticas.

Confira a videoaula sobre Oriente Médio

Confira a videoaula sobre Israel e Palestina

Veja também uma reportagem sobre o tema

  • China

O que mais cai: A ascensão da China;

Confira a videoaula sobre a China

Confira também uma reportagem sobre o tema

Semana 4 – Revisão Prática 

O que fazer: Resolva as questões de geografia das provas dos últimos 5 anos. Retome os conceitos nos assuntos com maior índice de erro.

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.