Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

7 filmes inspiradores para relaxar antes do Enem

Diversão e apoio para os candidatos

Por Luccas Diaz Atualizado em 14 jan 2021, 18h12 - Publicado em 14 jan 2021, 18h04

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está virando à esquina. A versão impressa do primeiro dia da prova já ocorre neste domingo (17) e segue no próximo. O nervosismo e ansiedade para realizar o exame é quase unânime entre os candidatos, ainda mais no cenário de pandemia. Os especialistas sugerem que a última semana deve ser marcada por revisões de conteúdo, mas também por momento de lazer e diversão parar aliviar um pouco do estresse.

Por isso, GUIA trouxe uma seleção de 10 filmes que vão divertir e também passar uma mensagem inspiradora – que, convenhamos, é muito bem-vinda nesse momento de tensão.

Adoráveis Mulheres (2019)

Essa adaptação do clássico da literatura americana Mulherzinhas foi dirigida por Greta Gerwig (que também dirigiu Lady Bird e Frances Ha) e traz novos ares para a obra. O longa acompanha a vida das irmãs March no século XIX enquanto elas fazem a transição para a vida adulta. Algumas querem se casar, outras querem estudar e seguir carreira. É aquele estilo de filme para se sentir acolhido, inspirado e otimista. Sentimentos bem vindos na semana pré-Enem!

Sinopse: As irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

Onde assistir? YouTube, Looke e Apple TV.

++ Clássicos para ler um dia

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Esse filme de 1989 é uma ode à liberdade de expressão, ao autoconhecimento e à importância da literatura. Guiados pelo novo professor de literatura John Keating, um grupo de alunos de uma academia privada de ensino debatem e confrontam as ideias conservadoras impostas pela instituição. O longa é uma ótima oportunidade para refletir sobre a importância do ensino e da busca pelo conhecimento, mesmo que cheio de desafios e obstáculos. Boa maneira de se inspirar para o exame.

Sinopse: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Onde assistir? YouTube e Apple TV.

++ “Sociedade dos Poetas Mortos”: saiba como utilizar o filme no vestibular

À Procura da Felicidade (2006)

Prepare as lágrimas! Esse filme baseado na história real de Chris Gardner é uma montanha russa de emoções. Acompanhando a jornada do estagiário, vemos os altos e baixos que a vida adulta e o mercado de trabalho exigem de todos. Assistimos a sua trajetória de ter que dormir em estações de trem até ser dono de uma corretora milionária. Um longa para ver e se lembrar de sempre manter o foco onde quer chegar.

Sinopse: Em À Procura da Felicidade, Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Onde assistir? Globoplay, YouTube e Clarovideo.

Harry Potter a A Ordem da Fênix (2007)

No quinto filme da saga Harry Potter, o bruxinho mais querido do cinema presta o vestibular! Em A Ordem da Fênix, Harry, Rony, Hermione e toda a turma realizam a prova obrigatória Níveis Ordinários em Magia, ou apenas N.O.M.s. Por mais que na prática a prova não seja um vestibular, a estrutura do exame é muito semelhante com os vestibulares da vida real, como o próprio Enem. Assistir Harry Potter e A Ordem da Fênix nesses dias é uma boa pedida para se inspirar em Potter (ou melhor, na Hermione) e arrasar na prova.

Continua após a publicidade

Sinopse: Harry Potter (Daniel Radcliffe) retorna à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, para cursar o 5º ano letivo. Logo ele descobre que boa parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort (Ralph Fiennes) foi uma mentira inventada por Harry, o que põe sua credibilidade em dúvida. Além disto, o Ministro da Magia Cornélio Fudge (Robert Hardy) impõe à escola a presença de Dolores Umbridge (Imelda Staunton), que torna-se a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas. Acontece que as aulas de Umbridge, apesar de aprovadas pelo ministério, abrangem apenas temas amenos, deixando os alunos despreparados para os perigos dos dias atuais. Incentivado por seus amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), Harry decide encontrar-se em segredo com um grupo de estudantes, visando a prática de magia. O grupo se autodenomina como a “Armada de Dumbledore”, mas logo passa a ser vista como uma ameaça ao próprio Ministério da Magia.

Onde assistir? HBO GO, NOW Online e YouTube.

++ Harry Potter, o vestibulando

Lady Bird: A Hora de Voar (2017)

Outro filme da diretora Greta Gerwig na lista! Lady Bird: A Hora de Voar é a história da jovem Christine McPherson, mais conhecida como “Lady Bird”. A garota está no último ano do Ensino Médio e sonha com uma vaga em uma universidade de artes em Nova York. Morando em uma cidade pequena, ela tem sonhos maiores que os da mãe e do pai. É fácil se identificar com a protagonista e com os problemas que está passando; é um filme divertido para assistir na semana pré-vestibular.

Sinopse: Em Lady Bird – A Hora de Voar, Christine McPherson (Saoirse Ronan) está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf). Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.

Onde assistir? Netflix e YouTube.

++ O feminismo e a política em Enola Holmes

A Teoria de Tudo (2014)

Nesse longa baseado na biografia de Stephen Hawking, acompanhamos os dias do astrofísico na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Além de ter uma história inspiradora e apresentar as descobertas iniciais de Hawking, assistir ao filme dá aquele gás necessário para lembrar de que o esforço vale a pena e que a vida universitária abre muitas portas.

Sinopse: Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Onde assistir? Netflix, Globoplay e Telecine Play.

++ Física sem mistério: filmes que mostram a ciência matemática em ação

Tolkien (2019)

Os dias de juventude do escritor J.R.R. Tolkien, autor da saga “O Senhor dos Anéis”, são retratados nesse longa de 2019. O filme é interessante tanto para os fãs das histórias de Tolkien quanto para qualquer um que se interesse em ver o cotidiano de um aluno de Oxford. Inspirador!

Sinopse: Baseado na história de J.R.R. Tolkien, escritor e criador da saga “O Senhor dos Anéis”. Órfão, o jovem John Tolkien (Nicholas Hoult) vive com o irmão sob os cuidados do padre Francis. Mais tarde, na universidade, ele se junta a um grupo de sonhadores que o incentivam a formar o próprio idioma. A partir desta invenção, Tolkien cria o mundo que o tornou um dos maiores escritores da História.

Onde assistir? Telecine Play, YouTube e NOW Online.

++ 6 motivos pelos quais você deveria estudar Latim

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade
Publicidade