Mandar bem na redação do Enem pode aumentar (e muito) as chances de ingresso na universidade, já que, sozinha, ela representa 1000 pontos na prova. Além de treinar a estrutura do texto cobrado, é importante estar por dentro dos debates presentes, principalmente, no cenário nacional. Eles podem te ajudar a desenvolver melhor bons argumentos e uma proposta de intervenção inteligente.
Para ajudar, conversamos com os professores de Redação e Português Fabiula Neubern, do Curso Poliedro em São José dos Campos, Thiago Braga, do Sistema de Ensino pH, Felipe Leal, do Curso Anglo, Simone F. G. Motta, do Colégio Etapa e com a Ana Cristina Campedelli e o Marcelo Lepre Maluf, da Oficina do Estudante. Eles elencaram 13 possíveis discussões que podem ser tema de redação no Enem 2020. Confira!
Internet
1) Saúde mental: Cyberbullying, depressão e suicídio
As consequências da dependência tecnológica na saúde mental – e física também – das pessoas é um tema muito importante que tem sido debatido nos últimos anos, devido ao aumento do número de casos de depressão, ansiedade e suicídio entre os jovens.
O novo normal fortalece isso e pressupõe relações virtuais cada vez mais frequentes, alimentando uma cobrança social (aprovação por meio de likes e comentários) e estética (comparação com as imagens que usam efeitos e filtros) ainda maior. Esses problemas despontam como possibilidade de tema na medida em que sugerem fortes propostas de intervenção por parte do estudante.
Para ampliar essa discussão, vale a pena assistir o documentário da Netflix “O dilema das redes”, em que há muitas informações relevantes que podem ser usadas para discorrer sobre o assunto. O GUIA separou os principais pontos abordados pelo filme e também falou sobre como proteger a saúde mental das armadilhas das redes sociais.
2) Cultura do cancelamento
Outro ponto atual em relação ao mundo digital, que afeta o comportamento e a saúde das pessoas, são as “políticas de cancelamento”, as quais excluem pessoas consideradas divergentes com o que se espera (ou se considera) correto para o momento.
Já discutiu uma centena de vezes a cultura do cancelamento no Twitter mas não saberia como abordá-la em uma redação? O GUIA te explica neste texto. Além disso, abordamos especificamente o cancelamento da criadora da saga de livros Harry Potter, J.K. Rowling, acusada de transfobia, que divide a internet.
3) Combate às Fake News
A disseminação de notícias falsas é um problema nacional amplo e complexo. Sendo, assim, um prato cheio para as bancas de vestibulares na hora de escolher os temas de redação.
Como já falamos por aqui, a discussão das fake news esbarram em argumentos sobre os limites da liberdade de expressão. Então, confira neste link dicas de como argumentar e não caia em contradição.
Saúde coletiva
4) A importância do SUS para a garantia à saúde no Brasil
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema público de saúde do Brasil. Ele proporciona o acesso universal à saúde, ou seja, todos, sem exceções, podem usar os serviços oferecidos por ele sem nenhum custo. Essa perspectiva ideológica que fundamenta o SUS é totalmente alinhada à filosofia do Enem. Dessa forma, por por si só e pela sua relevância, o direito à saúde poderia ser tema da prova de redação do Enem, mas com a pandemia, as chances aumentam.
Usando como mote a tematica da série sobre medicina da Globo, “Sob Pressão”, explicamos aqui qual é o papel e como o SUS funciona.
5) A telemedicina no Brasil
Diante da necessidade de isolamento social e a sobrecarga de atendimentos ocasionados pela crise de saúde por conta da covid-19, a telessaúde (uso das tecnologias de informação e comunicação na saúde) foi regulamentada e sancionada em meados de abril deste ano no Brasil.
Porém, as discussões em torno da telemedicina são polêmicas e antigas. Um dos principais impedimentos para a regulamentação, antes da pandemia, era a resistência de médicos e pacientes quanto à eficácia dos atendimentos. Todo esse debate anterior e a mudança urgente podem virar tema de redação.
6) A dificuldade de universalização do saneamento básico no Brasil
O saneamento básico é um problema estrutural no Brasil que afeta muito o debate sobre saúde. No país, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, quase metade da população (47% ou quase 100 milhões de pessoas) não têm esgotamento sanitário e cerca de 35 milhões não têm água potável.
Uma das questões que pode aparecer é a privatização. Muitos planos e metas foram traçados pelas instâncias governamentais ao longo dos anos e, em 2020, o Senado federal aprovou o novo marco legal do saneamento básico. O texto prorroga o prazo para o fim dos lixões, facilita a privatização de estatais do setor e extingue o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto.
Pandemia
7) O novo normal
É inegável que a covid-19 mudou a rotina e trouxe uma realidade alterada bruscamente em função de novas condutas – éticas, sanitárias, de higiene, trabalhistas, entre outras. A redação do Enem, por exemplo, pode pedir que o aluno discuta a forma como o indivíduo se relaciona com essas novas condições.
Entre as discussões sobre um “novo normal” após a pandemia do coronavírus, é possível ver que algumas mudanças vieram para ficar. Em live do GUIA, especial sobre coronavírus, Claudio Falcão, professor de Geografia e diretor do sistema de ensino pH, falou sobre as contradições e avanços do mundo globalizado durante a pandemia e o que podemos esperar do futuro.
8) Consumismo pós-pandemia
Outra possibilidade é o exame focar em uma mudança específica em decorrência da pandemia. A quarentena modificou os hábitos de consumo das pessoas que, por conta do isolamento social, não puderam mais frequentar centros de compras, tais como feiras e shoppings. Discutir esses novos hábitos e inserir uma proposta de intervenção que efetive essas mudanças sem, no entanto, “quebrar” a economia, é uma tarefa viável, embora trabalhosa.
Veja também a nossa seleção de 12 temas ligados à covid-19 que podem ser tema de redação de vestibular.
Educação
9) O ensino a distância e os desafios do uso de tecnologia na educação
Com a suspensão das aulas presenciais na quarentena, as discussões sobre o emprego da tecnologia no ambiente de ensino e aprendizagem se tornou premente. O ensino a distância, implementado às pressas e sem muito preparo, não foi capaz de conter os prejuízos em um cenário de desigualdade, com tantos alunos (e professores) sem o acesso às ferramentas necessárias, como a internet, e ao suporte emocional. No GUIA, por exemplo, abordamos sobre os impactos psicológicos do ensino remoto e como o Ensino Médio brasileiro pede atenção e reforço na volta às aulas.
Perante a importância e atualidade, os conceitos de EAD, ensino remoto, ensino híbrido e exclusão digital podem aparecer no exame. A proposta de intervenção da redação, por exemplo, pode tratar da desigualdade e defasagem que os alunos enfrentarão no pós-pandemia.
10) O aumento da evasão escolar em tempos de pandemia
No ano passado, evasão escolar já era uma aposta de tema de redação do Enem, já que o Brasil tem a terceira maior taxa de evasão escolar do mundo — são 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Com a crise mundial de saúde, o cenário fica ainda mais desolador. Pesquisas apontam a elevação nas taxas de evasão escolar dos alunos, especialmente, dos jovens e daqueles em situação de maior vulnerabilidade. Tal fato pode acarretar consequências perigosas tanto para o indivíduo quanto para a sociedade e a economia.
Meio ambiente e animais
11) Relação entre desmatamento e o surgimento de novas epidemias
Mais um tema que fica ainda mais evidente em razão da pandemia. Assim como a doença que enfrentamos atualmente, existem diversas doenças que são causadas por vírus transmitidos de animais para humanos. Segundo um estudo publicado na revista Landscape Ecology, divulgado pelo Estadão, “essas e outras patologias podem ser causadas pelo desmatamento contínuo para uso agrícola do solo ou habitação humana, aproximando animais silvestres e seus vírus das pessoas”.
Veja mais conteúdos sobre desmatamento e destruição ambiental:
- O desmatamento da Amazônia e o Brasil na mira do mundo;
- Pantanal em chamas: como é o bioma e como ele é cobrado nas provas;
- Qual a relação entre as mudanças climáticas e as queimadas?;
- Manguezais e restingas na mira de Salles: o que são e qual sua importância.
12) O combate aos maus-tratos a animais
O tema é bem atual, já que, em setembro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 1095/2019 que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.
Além dos animais domésticos, a discussão e problematização deve se estender aos animais silvestres. No Brasil, existe um grande tráfico de diversas espécies e os animais ficam presos em condições cruéis.
Racismo
13) A persistência do racismo estrutural no Brasil
O movimento “Black lives matter” trouxe à tona, em 2020, discussões sobre o racismo estrutural em diversos países, inclusive no Brasil.
Em agosto, o GUIA recebeu textos de leitores sobre a proposta “caminhos para combater o racismo no Brasil”. Uma das redações foi escolhida e corrigida nos padrões das correções do Enem, ao vivo, pela professora de redação Ana Paula Severiano. No vídeo, ela falou sobre a estrutura de texto cobrada no exame e deu dicas para conseguir uma nota alta na prova.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.