5 temas de estudo sobre fascismo e antissemitismo
Entenda a importância do Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antisemitismo
Em 9 de novembro de 1938, a Alemanha Nazista articulou uma ação que incendiou 250 sinagogas e assassinou 91 judeus. O episódio foi o ponto de partida do Holocausto e ficou conhecido como a Noite dos Cristais, em referências às vidraças e janelas estilhaçadas. Para não esquecer e não repetir umas das maiores atrocidades da história da humanidade, 9 de novembro marca o Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antisemitismo.
GUIA fez uma lista com 5 temas de estudos para entender melhor a importância da data: Noite dos Cristais, fascismo, nazismo, 2ª Guerra, nazismo no Brasil e na atualidade. Confira.
1 – Noite dos Cristais
Além de explicar o contexto que culminou na Noite dos Cristais, você vai entender como o episódio foi usado de forma equivocada este ano aqui no Brasil.
2 -Fascismo
O fascismo é um movimento político, econômico e social que se desenvolveu em alguns países europeus após a Primeira Guerra Mundial, principalmente naqueles que enfrentavam graves crises econômicas, como a Itália e a Alemanha. O nazismo nasce de premissas fascistas. Antes de estudar a Segunda Guerra, a perseguição aos judeus e o crescimento do nazismo, você deve compreender mais sobre as principais características desse sistema. Veja nossas sugestões de conteúdo sobre o assunto:
– Entenda o conceito de Fascismo e suas principais características
– Teste: o que você sabe sobre Mussolini e o fascismo?
3 – Nazismo
Deixando de lado as tretas da internet e definindo o que os estudiosos colocam como consenso: o nazismo é uma ideologia de extrema-direita. O seu maior expoente foi o Partido Nazista alemão, sob o comando de Adolf Hitler. Entre suas principais bandeiras estava a defesa da raça pura e ariana, que levou à execução sistemática de minorias como judeus, eslavos, ciganos, além de homossexuais e pessoas com deficiências.
Não é nada fácil entender como o nazismo nasceu e conseguiu apoio popular para esse extermínio. No entanto, os estudantes sempre podem contar com a literatura e o cinema na compreensão desse mal que, infelizmente, ainda segue seduzindo mentes. Inclusive, o cinema foi utilizado amplamente pró-nazismo pelo propagandista do Terceiro Heich Joseph Goebbels. Veja alguns conteúdos do GUIA que você precisa ler e ficas para seguir:
– Oito livros para entender o que foi o nazismo
– 6 documentários para entender melhor o nazismo
– Auschwitz, o maior campo de concentração nazista
4 – 2ª Guerra
Não basta conhecer a origem e o contexto da 2ª Guerra. O mundo mudou completamente em consequência do conflito e muitos acordos foram estabelecidos para que o horror nazista não voltasse a acontecer. A seguir, você tem alguns dos principais pontos de estudo sobre o assunto no GUIA:
– Como cai 2ª Guerra nos vestibulares
– Por que 10 de dezembro é Dia Internacional dos Direitos Humanos?
5 – Nazismo no Brasil e na atualidade
O flerte brasileiro com o nazismo e a atual ameaça do neonazismo ao redor do planeta são os principais motivos para destacar o Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo. Não se trata apenas de um tema para o vestibular, estudante! É um dever cívico, histórico e de humanidade.
– Holocausto está caindo no esquecimento – e isso é perigoso
– A força de Olga Benário e a influência nazista no Brasil
– As faces do neonazismo na atualidade
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.