Assine com até 65% de desconto

6 documentários para quem quer fazer Medicina

Além de mostrar a realidade da profissão em diversas regiões, as obras trazem à tona os desafios da área

Por Julia Di Spagna 28 abr 2020, 18h51

Quem sonha em fazer Medicina, ou já está exercendo a profissão, sabe que existem algumas características muito importantes nessa área, como responsabilidade, ética, atualizar-se sobre novos estudos e técnicas, dedicação e respeito pelo próximo. Desde o momento do vestibular até você poder exercer a profissão dentro da sua especialização, o caminho é longo e os desafios são muitos.

Pensando em quem se interessa pela área, separamos seis documentários que mostram alguns desafios e dilemas dessa carreira tão concorrida nas universidades pelo país e pelo mundo. Confira: 

Drauzio em Campo: Líbano e Jordânia

Drauzio Varella, médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, apresenta esta série documental com três episódios. Convidado pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF), Varella foi até as instalações do programa no Líbano e Jordânia para conhecer de perto o sofrimento vivido pelas vítimas da Guerra da Síria e o trabalho dos profissionais da área de saúde em prol da população. A ideia foi mostrar as dificuldades das famílias da região, as situações de vulnerabilidade na saúde e as mutilações causadas pelos conflitos.

Disponível aqui.

  • Médicos Cubanos

    O documentário Médicos Cubanos acompanha a trajetória de três profissionais que atuam no Mais Médicos:  a cubana Dalis Lopez, o também cubano Félix Baex e o venezuelano Oscar Alonso. A obra analisa a atuação desses três médicos para mostrar como o programa de fato funciona.

    Disponível aqui.

    A Vida em Movimento

    Em A Vida em Movimento, o preparador físico e estudioso de questões ligadas ao sedentarismo Márcio Atalla discute o estilo de vida pós-moderno e as complicações causadas pela falta de movimento cotidiano que ameaçam a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas em diversos países. Considerando a realidade brasileira, Atalla levanta alternativas e reflete sobre novas políticas de combate ao que ele chama de “epidemia silenciosa” do séc 21.

    Continua após a publicidade

    Disponível aqui.

    The English Surgeon

    Divulgação/Divulgação

    Este documentário apresenta a vida do neurocirurgião inglês Henry Marsh em um hospital ucraniano e sua luta contra a burocracia para tratar de pacientes com tumor cerebral. Além de levantar uma série de discussões sobre o tema, a obra mostra a realidade do médico dentro da sala de cirurgia.

    Disponível aqui.

  • Extremis 

    Netflix/Divulgação

    Indicada ao Oscar de melhor documentário de curta-metragem em 2017, a obra mostra uma série de dilemas, dificuldades, sofrimentos e decisões importantes que médicos, pacientes e familiares enfrentam na UTI de um hospital.  

    Disponível aqui.

    Operação Enganosa

    Apesar da tecnologia na indústria de artefatos médicos ter trazido muitos benefícios à medicina, o documentário Operação Enganosa mostra que certas decisões inovadoras podem trazer muitos riscos e consequências aos pacientes. O filme revela as histórias de vítimas da tecnologia usada inadequadamente no setor e expõe grandes corporações.

    Disponível aqui.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

    Continua após a publicidade
    Publicidade