Clique e assine GE Play por R$16,90

9 biografias de grandes personalidades da história

Aprofundar seus conhecimentos sobre a vida de certas figuras que deixaram suas marcas no mundo pode se tornar uma grande aula

Por Julia Di Spagna - Atualizado em 26 ago 2020, 18h03 - Publicado em 26 ago 2020, 16h38

Entender melhor a trajetória de uma pessoa que teve um papel importante na nossa sociedade pode ajudar a compreender uma época, um conflito histórico, um contexto socioeconômico e a cultura de determinada região. Além, é claro, de inspirar as decisões sobre as nossas próprias vidas. 

Por isso, separamos nove biografias de personalidades que deixaram sua marca em diferentes áreas e épocas para você ir além dos livros de história, e aprender muito – além de tirar lições valiosas com trajetórias inspiradoras.

A Autobiografia de Martin Luther King

Wikimedia Commons/Reprodução

Martin Luther King foi um dos maiores líderes do movimento pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos, durante as décadas de 1950 e 1960, e até hoje é uma grande referência para os movimentos que combatem a discriminação racial, a desigualdade e a exclusão social. 

A Autobiografia de Martin Luther King, apesar do nome e de ser narrado em primeira pessoa, não foi escrita por ele. Clayborne Carson, historiador da Universidade Stanford e diretor do Martin Luther King Jr. Research and Education Institute, é o autor da obra sobre o líder. Ele se baseou em um arquivo inédito de textos autobiográficos de King, incluindo cartas e diários não publicados, assim como filmes e gravações.

Páginas: 480.
Disponível aqui.

Minha Breve História  

Considerada uma das mentes mais brilhantes do mundo, o cientista britânico Stephen Hawking superou em mais de 5 décadas a expectativa de vida que os médicos lhe haviam dado aos 21, quando o diagnosticaram com esclerose lateral amiotrófica (ELA). A doença paralisou os músculos do seu corpo, mas não comprometeu suas funções cerebrais – nem sua vontade de compreender o universo – e ele continuou fazendo descobertas pela ciência.

Nesta obra, Hawking conta a sua própria história, desde a infância em Londres no pós-guerra até o reconhecimento científico internacional, incluindo os desafios que precisou enfrentar após seu diagnóstico. O humor era uma marca registrada do cientista e é possível percebê-lo no livro. Ele também conta sobre seu casamento, a paternidade e mostra fotos pessoais raramente publicadas.

Páginas: 144.
Disponível aqui.

Eu Sou Malala

Richard Stonehouse/Getty Images

Malala ficou mundialmente conhecida após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola em outubro de 2012, quando tinha 15 anos. Seu crime foi se manifestar contra a proibição dos estudos para as mulheres no Paquistão. Em 2014, por conta do seu engajamento para garantir o direito à educação das mulheres, Malala se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, aos 17 anos.

Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, o livro mostra a infância da ativista e o começo de sua vida escolar, mas também explora conflitos políticos e as dificuldades enfrentadas em uma região dominada pelo Talibã.

Páginas: 360.
Disponível aqui.

Longa Caminhada Até a Liberdade

Chris Jackson/Getty Images

Em 10 de maio de 1994, Nelson Mandela assumiu a presidência da África do Sul e colocou fim aos quase 50 anos de apartheid, regime que implantava segregação racial no país. Considerado um dos maiores líderes políticos da história, ele passou 27 anos na prisão por lutar contra o racismo e, em 1993, conquistou o Nobel da Paz.

Em suas memórias, ele descreve sua trajetória com detalhes, explorando sua infância, o início do desenvolvimento de sua consciência política e toda sua luta contra a discriminação, inclusive o período em que ficou preso. 

Páginas: 782.
Disponível aqui.

Steve Jobs

Reprodução/Wikimedia Commons

Cofundador da Apple, uma das empresas mais lucrativas do mundo, Steve Jobs revolucionou a maneira como nos relacionamos com a tecnologia e trouxe uma série de inovações para indústrias diversas, como o cinema de animação, com a Pixar.

Continua após a publicidade

Para produzir a biografia do empresário, Walter Isaacson realizou mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos e entrevistou mais de cem familiares, amigos, colegas e concorrentes. A obra explora os detalhes da vida dessa personalidade repleta de criatividade, paixões, polêmicas e muito perfeccionismo e talento.

Páginas: 624.
Disponível aqui.

Minha História

Michelle Obama foi a primeira mulher negra a se tornar primeira-dama dos Estados Unidos. Em 2019, foi considerada a mulher mais admirada do mundo, de acordo com pesquisa do instituto britânico YouGov. 

Nesta autobiografia, ela conta sobre suas experiências desde a infância na região de South Side, em Chicago, até o casamento com Barack Obama e os oito anos que passou na Casa Branca, em uma narrativa franca, envolvente e inspiradora.

Páginas: 464.
Disponível aqui.

Machado de Assis – Um Gênio Brasileiro

Machado de Assis (1839-1908)

“Ninguém sabe o que sou quando rumino”. Foi essa frase de Machado de Assis que inspirou Daniel Piza a escrever a obra. Diferentemente do que havia sido publicado até então, biografias que dividiam a obra e vida do autor em grandes categorias, Piza buscou escrever de uma forma mais abrangente, abordando principalmente o cotidiano de um dos maiores escritores brasileiros.

Páginas: 415.
Disponível aqui.

O Diário de Anne Frank

Reprodução/Reprodução

Você pode já ter lido a obra na escola e talvez seja uma das mais famosas da lista. É um retrato da vida de Anne Frank, uma garota judia que viveu anos com a família se escondendo dos nazistas no sótão de uma casa em Amsterdã. Lançado em 1947, o livro reúne os textos que Anne escreveu na época do Holocausto.

Ela relata tudo o que sentiu durante o tempo de isolamento (útil nos tempos de pandemia), os medos, aflições e a tensão constante pela ameaça de serem descobertos, tornando o livro um importante documento das atrocidades que foram cometidas com os judeus nessa época.

Páginas: 416.
Disponível aqui.

Oprah: Uma Biografia 

Oprah Winfrey - Vendedora de mercearia

Oprah é uma das mulheres mais mulheres mais influentes do mundo. Hoje, ela está na lista de bilionários da Forbes e conseguiu deixar sua marca na televisão norte-americana se tornando a apresentadora do talk show de maior audiência de todos os tempos. Mas a vida de Oprah antes da fama não foi fácil. Ela cresceu nos sul dos Estados Unidos e desde cedo enfrentou uma série de problemas, como discriminação racial e abusos sexuais. 

Nessa obra, a biógrafa Kitty Kelley aborda os altos e baixos na vida da apresentadora e faz um retrato profundo de sua trajetória.

Páginas: 384.
Disponível aqui. 

Continua após a publicidade
Publicidade