Clique e assine GE Play por R$16,90

Quais os assuntos de Biologia mais cobrados no Enem

A partir de um levantamento do Poliedro, elencamos os temas mais cobrados de Biologia no Enem!

Por Taís Ilhéu - Atualizado em 12 set 2019, 16h17 - Publicado em 2 set 2019, 15h57

Se você é vestibulando e não está acompanhando de perto as discussões recentes envolvendo a Amazônia, é bom começar agora mesmo! Discussões ambientais são de longe um dos temas prioritários do Enem, que é hoje a maior porta de entrada para universidades públicas e particulares (com bolsas e financiamentos). O exame explora o tema em questões de interpretação, atualidades, geopolítica e, é claro, Biologia! 

As perguntas envolvendo Ecologia e Ciências Ambientais correspondem a 29,6% de todas as questões de Biologia no Enem e 9,3% da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dentro dessa subárea de ecologia, espera-se que o candidato entenda desde o funcionamento de biossistemas (como conceito de teia alimentar, sucessão, comunidade clímax, interação entre seres vivos e os ciclos biogeoquímicos) até a exploração de recursos naturais, a exploração ambiental e a legislação envolvendo meio ambiente e conservação

Apesar do destaque para essa área, a prova de Biologia do Enem é bastante diversa, e inclui ainda mais cinco áreas principais: moléculas, células e tecidos; hereditariedade e diversidade da vida; Identidade dos seres vivos; origem e evolução da vida e qualidade de vida das populações humanas. 

A primeira dessas divide o protagonismo com ecologia, e também corresponde à 29,6% das questões de biologia. É esperado do candidato o domínio sobre estrutura e fisiologia celular, noções de DNA e RNA, tecidos animais e vegetais, respiração celular e fotossíntese (olha a questão ambiental aí de novo), entre outros assuntos. 

Deu para notar que cada uma dessas áreas engloba muita coisa, certo? Como estamos há exatos dois meses do Enem e não dá para perder tempo, listamos os conteúdos mais cobrados de Biologia nas últimas edições do exame — assim, você consegue dar uma atenção especial a eles na revisão! Aproveite também para acessar as matérias que já publicamos sobre os assuntos mais cobrados em História, Geografia, Filosofia e Sociologia,  Matemática, Física, Química e Linguagens.   

Continua após a publicidade
Publicidade