Clique e assine GE Play por R$16,90

Quais os assuntos mais cobrados de Sociologia e Filosofia no Enem

A partir de um levantamento do Poliedro, elencamos os temas mais cobrados de Sociologia e Filosofia no Enem!

Por Taís Ilhéu - Atualizado em 12 set 2019, 16h11 - Publicado em 26 ago 2019, 13h57

Ao lado de História e Geografia, a Sociologia e a Filosofia completam a prova de Ciências Humanas do Enem. Se você costuma colocar essa dupla no final da sua lista de prioridades nos estudos, saiba que, ao menos no Enem, ela pode te render bons pontos e ainda ótimos argumentos na redação

Assim como acontece com todas as áreas do conhecimento do exame, sociologia e filosofia podem aparecer não só em questões específicas, mas também de forma interdisciplinar com outras matérias. Pode ser pedido, por exemplo, que você relacione acontecimentos da História Antiga com pensadores e filósofos da época. 

De forma geral, o exame espera que você consiga, a partir das questões envolvendo sociologia e filosofia, compreender o papel das instituições sociais, políticas e econômicas ao longo da história, identificando os conflitos dessas ordens e as práticas de diferentes movimentos e grupos sociais. 

Além disso, a cidadania e a democracia têm posição central nessas disciplinas, e espera-se do candidato uma visão crítica sobre o papel dos meios de comunicação, as mudanças na legislação e a implementação de políticas públicas, bem como da noção de valores éticos. Sempre, é claro, relacionando aos conteúdos programáticos previstos no edital. 

A seguir, selecionamos os temas mais recorrentes nos últimos anos de Enem em cada uma dessas disciplinas. 

Filosofia

Sociologia

Continua após a publicidade
Publicidade