logo-ge

Quais os assuntos mais cobrados de Geografia no Enem

A partir de um levantamento do Poliedro, elencamos os temas mais cobrados de Geografia no Enem!

Nesta semana, começamos a lançar uma série de textos sobre os conteúdos mais cobrados no Enem de cada disciplina. A prova, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, tem mais de 6 milhões de inscritos, que poderão usar suas notas para ingressar em universidades públicas, pelo Sisu, ou em particulares, com bolsas do Prouni ou financiamentos do Fies

Nessa reta final, te ajudaremos, a partir de um levantamento do Poliedro, a se planejar e priorizar os assuntos mais recorrentes nas últimas edições do exame. Depois da lista de História, Matemática, Biologia, Filosofia e Sociologia, Química, Física e Linguagens se ligue nos conteúdos mais cobrados de Geografia, aproveitando para acessar os textos que já publicamos sobre eles!

Geografia Humana

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias é extremamente interdisciplinar e acaba tendo como foco principal promover reflexões sobre a sociedade, a interação dela com o espaço e a visão crítica sobre as ações da humanidade. Sendo assim, é de se imaginar que a maior parte das questões de Geografia do Enem acabem se concentrando na Geografia Humana, subdivisão que explora justamente a relação do homem com o meio – a geopolítica também se encaixa aqui. Nos últimos anos, essas questões se referiam principalmente aos seguintes conteúdos:

Geografia física

Apesar de contar com algumas questões mais “conteudistas” de geografia física envolvendo agentes modeladores do relevo, estrutura do solo, estrutura interna da Terra e os domínios de vegetação no Brasil, o mais comum é que mesmo na Geografia física os temas sejam associados às mudanças da sociedade. Nas questões sobre bacias hidrográficas, por exemplo, a construção de barragens, a exploração energética e o uso de recursos naturais muito provavelmente podem aparecer. A sustentabilidade é aposta quase certa. Confira os assuntos mais presentes na Geografia física: