Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Quais os assuntos de Matemática mais cobrados no Enem

A partir de um levantamento do Poliedro, elencamos os temas mais cobrados de Matemática no Enem!

Por Taís Ilhéu Atualizado em 12 set 2019, 16h23 - Publicado em 28 ago 2019, 14h43

Agora que você já sabe quais os assuntos mais cobrados de todas as disciplinas que compõem a prova de Ciências Humanas no Enem (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), não dá para ficar empurrando as Exatas para o fim da fila e deixando para estudar em cima da hora. Até porque a prova de Matemática, que será aplicada no dia 10/11, corresponde a ¼ das questões de todo o exame. 

Por apresentar questões que vão do nível mais básico ao avançado, é uma ótima oportunidade de aumentar sua média final no Enem, que poderá ser usada depois para entrar em universidades públicas por meio do Sisu, conseguir bolsas em particulares ou financiamentos com o Prouni e o Fies. 

  • Em primeiro lugar, é preciso que os candidatos tenham em mente que a prova de Matemática do Enem é, antes de tudo, interpretativa. Isso não quer dizer que ela não exija conhecimentos específicos e cálculos, mas eles são mais simples do que você imagina quando se consegue entender o que a questão está pedindo. Assim como o restante das disciplinas do exame, o intuito é colocar os cálculos e princípios matemáticos em situações reais e medir o quanto o aluno consegue enxergar a matemática no dia a dia.  

    Para além disso, é preciso que o estudante tenha um bocado de estratégia para resolver as 45 questões de Matemática. Na correção de todo o exame, os avaliadores aplicam a famosa Teoria de Resposta ao Item (TRI) que vai distribuir as notas dos candidatos de acordo com o nível de dificuldade, e não com a quantidade de questões acertadas – ou seja, não adianta acertar as questões difíceis e errar as fáceis, porque a correção da prova vai considerar que você apenas “chutou” as respostas. 

    Uma dica, nesse sentido, é a técnica “pega-varetas”. Em um jogo de varetas, você começa pegando as mais fáceis e depois parte para as mais difíceis. Faça o mesmo com as questões de Matemática do Enem!

  • Dito tudo isso, vamos aos conteúdos mais cobrados nos últimos anos nas cinco áreas do conhecimento abordadas na prova: conhecimentos numéricos, geométricos, algébricos, estatística e probabilidade e conhecimentos algébricos/geométricos. 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade