Assine com até 65% de desconto

5 carreiras para quem gosta de Química

Da ciência forense à farmacologia, essas profissões podem surpreender os apaixonados pela área

Por Julia Di Spagna Atualizado em 29 set 2020, 14h43 - Publicado em 24 mar 2020, 18h05

Logo no início da vida escolar, professores de Ciências apresentam uma série de reações químicas que cativam os estudantes: materiais mudando de estado em questão de segundos, fumaças e novas cores surgindo a partir de duas ou mais substâncias. Com o tempo, as aulas ficam mais complexas e os cálculos aparecem, dificultando a vida de alguns e encantando ainda mais outros. 

  • E quem decide fazer da Química uma profissão tem uma missão importante para encarar: escolher, entre tantas, em qual área quer atuar. Para ajudar quem enfrenta esse dilema, separamos algumas possibilidades. Confira:

    Química industrial 

    As indústrias empregam muitos profissionais formados em Química, pois eles são indispensáveis para desenvolver produtos e tecnologias para o setor que envolvem a composição, propriedades e transformações de substâncias. Também podem gerenciar a linha de produção coordenando a instalação e a manutenção de equipamentos.

    Química ambiental

    Esse profissional é responsável por realizar vistorias, perícias, avaliações e pareceres e organizar medidas de conservação ambiental. Ele também pode desenvolver e acompanhar técnicas de tratamento de resíduos industriais, assim como monitorar e controlar riscos de contaminação.

    Química forense

    É a área da Química que auxilia na solução de casos criminais. O profissional realiza perícias e testes a partir de evidências, analisando materiais biológicos e outros vestígios extraídos de cenas de crimes ou acidentes. O químico forense também pode dar o parecer em conflitos judiciais.

  • Química de alimentos

    Quem segue essa carreira pode atuar no controle de qualidade, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos em indústrias alimentícias. Pesquisar a composição química de alimentos também é uma possibilidade.

    Química medicinal

    Também conhecida como química farmacêutica, a química medicinal é ideal para quem tem interesse por Química, Biologia, Biomedicina e Farmacologia. A carreira une esses conhecimentos para desenvolver ou aprimorar medicamentos.

    + Quer estudar Química?! Faça sua pré-matrícula no Quero Bolsa e garanta uma bolsa de estudo de até 75% nas mensalidades. Clique aqui para saber mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade