Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Profissões urbanas: 6 carreiras para quem quer morar nas cidades grandes

Algumas profissões combinam mais com a cidade grande do que com o interior. Confira cursos para quem ama a vida agitada das metrópoles

Por Ludimila Ferreira
6 jun 2024, 15h00

A escolha de um curso de graduação por si só é difícil, e além de suas aptidões e gostos, também é importante colocar na balança o estilo de vida que você pretende levar – como a opção por viver em uma metrópole. Para quem nasceu no interior, mas não consegue se imaginar vivendo uma vida pacata, existem algumas carreiras que ajudam a mudar de rota e partir rumo às cidades grandes.  Estas profissões urbanas têm cursos de bacharelado, licenciatura e até tecnológicos.

Abaixo, confira 6 carreiras que permitem fugir da calmaria do interior depois de formado ou até mesmo durante a graduação.

+ 20 perguntas que irão te ajudar na escolha do curso

Turismo

turismo
(Canva/Reprodução)

O profissional de Turismo faz o planejamento, a organização, a promoção e a divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios. Responsável por elaborar roteiros, acompanhar turistas, organizar feiras, congressos e exposições. Também pode comandar as vendas de passagens e reservas em hotéis trabalhando em agências.

Na esfera privada, pode gerenciar hotéis, empresas de eventos e empreendimentos de lazer, como parques temáticos. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais.

Existe a opção tanto de ser bacharel, quanto fazer um tecnólogo em Turismo e é preciso atenção na hora de escolher em qual universidade fazer a matrícula, já que alguns cursos dão mais ênfase à administração e outros aos setores específicos, como hotelaria. As disciplinas envolvem administração, contabilidade, marketing, história, geografia, português, planejamento turístico, organização de passeios e eventos.

Continua após a publicidade

Morando em uma cidade grande, este profissional pode ser um guia da sua própria região, contando através do seu trabalho a história do lugar onde vive.

+ Turismo: 5 habilidades para o sucesso na carreira

Relações Públicas

relações públicas
(Canva/Reprodução)

Já pensou em ser a Samantha de Sex And The City? O profissional de Relações Públicas é o responsável por organizar eventos de grande magnitude, construindo, promovendo e preservando a boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e o externo. Para isso, ele define a estratégia e executa projetos de comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização.

As áreas de atuação são diversas e o RP precisa saber contar histórias, ser planejador, ter habilidades com as redes sociais, saber analisar dados e ser inovador. Dominar um segundo idioma, principalmente o inglês ou espanhol, é fundamental para se dar bem no mercado.

É possível tanto ser bacharel, quanto se formar no curso tecnológico e algumas disciplinas são organização de eventos, política de comunicação e estudos de mídia, administração, economia e pesquisas de opinião pública.

Continua após a publicidade

Empresas consolidadas no mercado normalmente se encontram em grandes metrópoles e prezam pela presença de um profissional de Relações Públicas na equipe, além de também existirem vagas em hospitais, organizações públicas e sem fins lucrativos, agências de RP e promotoras de eventos.

+ 8 filmes para quem quer seguir a carreira de Relações Públicas

Marketing 

marketing
(Canva/Reprodução)

O profissional de marketing é responsável pela administração de negócios físicos ou digitais. Trabalha com estratégia para detectar e aproveitar as oportunidades de mercado, atraindo o consumidor e atendendo às necessidades do cliente.

Ele realiza pesquisas de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, sempre estimando o impacto do custo das ações de promoção e propaganda sobre o preço final do produto. Hoje este profissional trabalha principalmente com a internet devido a alta demanda dos avanços tecnológicos.

O estudante de Marketing precisa gostar de matemática porque vai trabalhar com estatística, análise, planilhas e dados. Durante o curso vai ter disciplinas como psicologia, sociologia, contabilidade, filosofia, ética profissional, comportamento do consumidor, finanças, economia, administração estratégica, entre outras.

Continua após a publicidade

Se mudando para uma cidade grande, o profissional de Marketing pode trabalhar diretamente com influencers ou até mesmo grandes marcas, que possuem suas sedes em capitais.

+ 6 carreiras que você pode seguir com Marketing

Pedagogia 

pedagogo
(Canva/Reprodução)

Existem dois grandes campos de atuação para o profissional formado em Pedagogia: a administração e a atuação como professor. O pedagogo pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos, quanto dar aulas para o Ensino Fundamental – logo é preciso gostar de lidar com pessoas, e principalmente, com crianças.

Se o aluno prefere a área administrativa, pode trabalhar em diferentes áreas, como a coordenação pedagógica, onde fica responsável por acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos. Outra opção é a administração escolar, na qual vai gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Saindo do campo escolar, o pedagogo ainda pode trabalhar com a produção de livros, elaborando livros infantis e material didático para o Ensino Fundamental. O aluno que se formar em Pedagogia receberá um diploma de licenciatura.

Continua após a publicidade

Durante a graduação, o aluno de Pedagogia estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais.

Para fugir do interior, o profissional formado em Pedagogia pode atuar em órgãos públicos federais, em Brasília, planejando, fiscalizando e coordenando programas e políticas públicas educacionais.

+ 7 livros para quem ama Pedagogia

Publicidade e Propaganda

publicidade e propaganda
(Canva/Reprodução)

O publicitário cuida da criação de campanhas e peças publicitárias. Apresenta um produto ou serviço ao consumidor, promove sua venda ou garante a boa imagem da marca ou empresa junto ao público. Também pode ser o responsável por realizar a pesquisa de perfil do público-alvo, levantando dados como idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo.

Trabalhando tanto com texto, como redator, ou com imagens, como designer, desenvolve a arte de embalagens, cria logotipos para produtos e empresas e produz material promocional impresso, como cartazes, outdoors e folhetos. Os campos de atuação são variados, como anúncios, comerciais de rádio ou TV, criação de banners e pop-ups em sites da internet.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Algumas funções podem ser parecidas com as executadas pelo profissional de Marketing, já que as profissões convergem entre si. A propaganda é qualquer comunicação com objetivo de convencer alguém sobre determinada ideia, já a publicidade é a propaganda com objetivos claramente comerciais, como um comercial que deseja vender um telefone celular. O marketing é a área da qual a propaganda e a publicidade fazem parte.

O curso é focado em propaganda, ambiente promocional, planejamento de comunicação, criação, marketing, varejo e internet. Conta com disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica, além de matérias mais gerais como administração e economia.

Morando em uma cidade grande, o publicitário pode trabalhar para agências que prestam serviços para marcas mundiais como BMW, Cola-Cola, Intimus, entre outras.

+ Precisa ser muito criativo para cursar Publicidade e Propaganda?

Jornalismo 

jornalista de tv
(Canva/Reprodução)

O bacharel em Jornalismo trabalha na busca de informações e na sua divulgação por meio de veículos de comunicação, tendo a função social de noticiar um fato para o público, sem fazer juízo de valor e desmistificando as fake news. O profissional pode atuar em revistas, jornais, televisão, rádio, internet, assessoria de imprensa, entre outros.

No seu dia a dia, investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos.

Apesar do diploma, na teoria, ser opcional para exercer a profissão, é raro quem consegue ingressar no mercado de trabalho sem ter passado pelos quatro anos de graduação. Durante o curso, o estudante aprende a escrever melhor e tem disciplinas como fotojornalismo, sociologia, história da arte, entre outros. Porém, é preciso ficar atento antes de escolher onde estudar, já que a grade curricular varia de uma universidade para outra.

É preciso gostar de ler muito, interagir com pessoas e saber um segundo idioma também pode ajudar em apurações. Além disso, o estudante precisa ter senso crítico, capacidade de expressão, cultura geral, domínio do português, técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens.

Além da graduação, o jornalista formado pode buscar especializações em diferentes áreas, a depender do seu interesse de cobertura, como política, moda, economia, ciência, esportes, saúde, cultura, gastronomia, entre outros.

O jornalista especializado em cultura e entretenimento, por exemplo, pode ter uma carreira bem sucedida em grandes cidades, onde acontecem a maioria dos eventos.

+ Podcast, TikTok e mais: o que faz um jornalista do século 21

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Profissões urbanas: 6 carreiras para quem quer morar nas cidades grandes
Mundo do Trabalho
Profissões urbanas: 6 carreiras para quem quer morar nas cidades grandes
Algumas profissões combinam mais com a cidade grande do que com o interior. Confira cursos para quem ama a vida agitada das metrópoles

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.