Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Podcast Marca Texto analisa ‘Mensagem’, de Fernando Pessoa

Professor Eduardo Cabulcci desvenda, afinal, qual é a mensagem por trás do único livro publicado em vida pelo autor português

Por Taís Ilhéu 8 jun 2022, 11h28

Quando idealizou o que mais tarde se tornaria ‘Mensagem’, seu único livro publicado em vida, Fernando Pessoa tinha grandes ambições: sonhava com um novo ‘Lusíadas’, que narrasse os feitos e a grandeza de Portugal. Com ares epopéicos em pleno modernismo, Pessoa deu à ‘Mensagem’ a complexidade e ambiguidade próprias de sua literatura.

Mesmo inserido em um movimento artístico e literário que se propunha romper com antigos padrões, o autor português quis olhar para trás, e em três partes – Brasão, Mar Português e Encoberto – falou dos heróis e dos mitos de seu país, das grandes navegações, dos tempos áureos e também da decadência de seu país.

Neste episódio do Marca Texto, o professor Eduardo Cabulcci disseca as temáticas e a forma de ‘Mensagem’, fala do contexto em que a obra foi publicada e responde, afinal, qual é a mensagem deixada por Fernando Pessoa nesta que se tornou uma das maiores obras da literatura portuguesa.

MARCA TEXTO: OUTROS EPISÓDIOS DA LISTA DA FUVEST

João Guimarães Rosa – Campo Geral

Eça de Queirós – A Relíquia

Gregório de Matos – Poemas Escolhidos

Graciliano Ramos – Angústia

Machado de Assis – Quincas Borba

Carlos Drummond de Andrade – Alguma Poesia

Continua após a publicidade

Terra Sonâmbula – Mia Couto

Cecília Meireles: Romanceiro de Inconfidência

Bernardo de Carvalho: Nove Noites

MARCA TEXTO: OUTROS EPISÓDIOS DA LISTA DA UNICAMP

Luís de Camões – Sonetos Escolhidos

Racionais MC’s – Sobrevivendo no Inferno

Fernando Pessoa – O Marinheiro

Júlia Lopes de Almeida – A Falência

Raul Pompéia – O Ateneu

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

 

Continua após a publicidade

Publicidade