Nada de fazer leitura dinâmica das obras obrigatórias ou escrever dezenas de redações por dia. A primeira fase da Unicamp 2025, vestibular da Universidade Estadual de Campinas, vai acontecer neste domingo, dia 20 de outubro. A poucos dias do exame, a melhor tática que os estudantes podem adotar é revisar os conteúdos mais importantes e desenvolver uma boa estratégia para a prova. Para isso, é preciso entender como funciona o vestibular e o que esperar da primeira fase – e já adiantamos, não tem redação nesta etapa!
O GUIA DO ESTUDANTE conversou com o professor Luís Felipe Tuon, coordenador e professor de Biologia do Colégio Oficina do Estudante, e reunimos tudo o que você precisa saber sobre a prova deste domingo. Além disso, separamos algumas dicas para essa reta final.
Confira!
+ Tá sabendo? Vestibular da Unicamp será aplicado em novo horário
1. A Unicamp, na prática
O vestibular da Unicamp possui 72 questões com apenas quatro alternativas cada. Além disso, as disciplinas de Sociologia e Filosofia ganharam um espaço maior na primeira fase desde a última edição: três questões para cada. Logo, esta é a distribuição das perguntas entre cada conteúdo:
- 7 questões de biologia;
- 7 questões de inglês;
- 7 questões de física;
- 7 questões de química;
- 7 questões de geografia;
- 7 questões de história;
- 3 questões de filosofia;
- 3 questões de sociologia;
- 12 questões de português (incluindo literatura);
- 12 questões de matemática.
Além de estar atento às questões, também é preciso se preparar para exercer a competência leitora, ou seja, a capacidade de ler e interpretar diferentes tipos de textos como gráficos, tabelas, mapas, e outras imagens. Isso quer dizer que é importante fazer uma leitura atenta de cada uma das questões antes de respondê-las.
2. Além das disciplinas específicas
Outra característica do vestibular da Unicamp é a interdisciplinariedade. Ela é mais comum na segunda fase, porém também pode aparecer na primeira. Isto significa que os candidatos precisam mobilizar conhecimentos de outras disciplinas para responder a uma pergunta de Física, por exemplo.
Também é importante saber que a Unicamp tem um dos vestibulares mais atuais de todos, logo, vale a pena fazer uma revisão das atualidades mais relevantes do primeiro semestre deste ano, sempre tentando relacioná-las aos conteúdos das disciplinas.
+ Unicamp 2025: 7 atualidades do ano que podem cair na prova
3. Obras obrigatórias
Nesta reta final, não é hora de fazer leitura dinâmica das obras obrigatórias do vestibular. Ao invés disso, em função do peso e relevância já na primeira fase, leia análises que forneçam uma interpretação crítica.
As questões sobre as leituras obrigatórias aparecem na primeira fase dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Porém, fique atento: a leitura integral do texto também é importante já que muitas questões são sobre o enredo das obras.
+ Unicamp 2025: livros que são leitura obrigatória no vestibular
4. Acordando cedo para a prova
Nesta edição, pela primeira vez, a primeira fase da Unicamp acontece no período da manhã. Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. A dica do professor é que os alunos acostumem o corpo a acordar cedo nos próximos dias para não perder o horário da prova. É importante cuidar da alimentação e tomar um bom café da manhã na data para encarar o vestibular.
Além disso, use a aplicação matinal a seu favor: muitos estudantes ficam ansiosos quando as provas são aplicadas no horário da tarde. “A vantagem é que você já vai acordar, se arrumar e ir direto para a prova, sem ficar aquele tempo todo ansioso esperando até a tarde”, aponta Tuon.
Por fim, este horário coincide com o período em que o aluno já está acostumado a estudar, o que facilita a adaptação e pode até melhorar o desempenho na hora do exame. O professor relembra que a alteração de horário foi pensada para evitar o calor intenso que pode atrapalhar a performance dos candidatos.
+ Quer estudar melhor? Ajuste sua rotina ao seu relógio biológico
5. Outras mudanças nesta edição
Pela primeira vez, a Unicamp oferece a carreira de “treineiros”. Ela permite que os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio façam o vestibular em categorias específicas.
Além disso, a Unicamp expandiu a aplicação das provas para o Nordeste, incluindo a cidade de Recife, tanto na primeira quanto na segunda fase do vestibular. Com isto, mais estudantes poderão concorrer à vagas na Universidade Estadual de Campinas, mesmo fora de São Paulo.
+ “Em Recife” ou “no Recife”: qual é o certo?
6. Considerando uma estratégia de prova
Diferente de exames como o Enem, a pontuação na primeira fase da Unicamp se dá pelo número de acertos do candidato e todas as questões têm o mesmo peso, logo, não há necessidade de responder primeiro as questões mais fáceis porque valem mais pontos.
Porém, o estudante ainda pode usar a facilidade com certos temas para ganhar tempo.
Ficar preso em uma questão de maior dificuldade pode impedir que você conclua com eficácia aquelas que poderia resolver mais rapidamente, até porque o vestibular tem duração de apenas cinco horas. Por isso, olho no relógio.
+ Menos esforço, mais estratégia: como estudar sem se forçar
Cronograma Unicamp 2025
Pedido de isenção da taxa: de 13 de maio a 7 de junhoResultado do pedido de isenção: 30 de julhoInscrição no vestibular: de 1 a 31 de agosto- Primeira fase: 20 de outubro
- Segunda fase: 1 e 2 de dezembro
- Prova de Habilidades Específicas (Música): setembro
- Prova de Habilidades Específicas (demais cursos): dezembro
- Divulgação do resultado: 24 de janeiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.