Plano de estudos de Geografia e Atualidade – 6 meses
O professor de Geografia e Atualidades do Poliedro Leonardo Pagenotto Sukorski montou um plano de estudos de seis meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!
Semana 1 – Cartografia
O que mais cai: Técnicas de projeção cartográfica; Análise e interpretação de mapas e gráficos;
Estilo de questão: Diferenciação dos tipos de técnicas de projeção (perfil, anamorfose, croqui, carta topográfica);
Estratégia de prova: Nas questões técnicas, saber os conceitos sobre as técnicas de projeção cartográfica é importante. Ter uma noção sobre os diferentes tipos de projeção cartográfica (cilíndrica, cônica, azimutal etc.) pode ser útil.
- Segundo tema mais cobrado na Geografia Física.
Confira a videoaula sobre cartografia
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 2 – Geomorfologia
O que mais cai: Movimentos tectônicos e tipos de rochas; Intemperismo e erosão;
Estilo de questão: Identificação dos tipos de movimentos tectônicos em mapas e as feições a eles associadas; Tipos de processos erosivos e suas feições associadas;
Estratégia de prova: Leitura de mapas para análise da tectônica global e identificação nos textos sobre dinâmicas tectônicas e questões sociais – os impactos socioeconômicos dos terremotos e vulcões; Diferencie os processos exógenos e endógenos na formação do relevo.
- Geomorfologia no Enem costuma colocar questões mais técnicas e teóricas, não tão voltadas à análise do relevo de determinada região ou país.
Confira a videoaula sobre estruturas geológicas e tipos de relevo
Confira o resumo sobre estruturas geológicas
Veja também o resumo sobre tipos de relevo
Semana 3 – Solos
O que mais cai: Processos e fatores ambientais de formação dos solos;
Estilo de questão: Análise de imagens e descrição técnica de fenômenos associados aos solos;
Estratégia de prova: Busque estabelecer relações com a climatologia e com a biogeografia na análise dos textos.
- Tema de baixa incidência nas provas do Enem. Pode aparecer mesclado às questões de química ou biologia.
Semana 4 – Climatologia
O que mais cai: Tipos climáticos do Brasil e do mundo; Circulação atmosférica; Efeito Estufa e suas relações com as dinâmicas socioeconômicas;
Estilo de questão: Análise de climogramas; Textos com descrições climáticas e associações com o tipo de solo e vegetação em determinado local; Mapas esquemáticos demonstrando a formação de fenômenos climáticos como ciclones e anticiclones; Textos que discutem a relação do aquecimento global com a queima de combustíveis fósseis e com o desmatamento;
Estratégia de prova: Muita atenção na leitura dos climogramas. Busque estabelecer relações dos tipos climáticos entre os dados apresentados: temperatura média mensal, amplitude térmica anual, volume e distribuição da precipitação.
- Tema de grande incidência nas provas mais recentes, sendo considerado o assunto mais frequente da chamada Geografia Física.
Confira a videoaula sobre climas no Brasil e no mundo
Confira o resumo sobre climas no Brasil
Veja também o resumo sobre climas do mundo
Confira a videoaula sobre aquecimento global e mudanças climáticas
Confira também o resumo sobre aquecimento global
Semana 5 – Hidrografia
O que mais cai: Reservatórios naturais: aquíferos e lençóis freáticos;
Estilo de questão: Relações dos reservatórios naturais com dinâmicas associadas ao solo e ao desmatamento; Uso de mapas e esquemas representativos.;
Estratégia de prova: Associar os processos de urbanização, desmatamento e degradação do solo aos conceitos hidrográficos pode ser útil na interpretação das alternativas.
- Tema bastante associado ao assunto sobre questões ambientais.
Confira a videoaula sobre bacias hidrográficas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 6 – Biogeografia I
O que mais cai: Domínios morfoclimáticos; Biogeografia e as questões agrárias/ambientais;
Estilo de questão: Textos que descrevem as características morfológicas de determinado domínio natural; Gráficos e mapas que apontam para as alterações nos domínios naturais associadas ao desmatamento e à produção agropecuária;
Estratégia de prova: Busque relacionar as características de determinado domínio natural às condições climáticas ali presentes. Exemplo: caatinga e clima semiárido; Muita atenção na leitura dos dados dos gráficos. Busque sempre a referência contida no comando da questão ao analisar as informações.
- Terceiro tema mais cobrado na Geografia Física.
Confira a videoaula sobre biogeografia I
Confira o resumo sobre biomas brasileiros
Veja também o resumo sobre a vegetação no mundo
Semana 7 – Biogeografia II
O que mais cai: Correntes ecologistas: preservacionismo x conservacionismo;
Estilo de questão: Questões textuais discutindo as noções teóricas das correntes mencionadas;
Estratégia de prova: Saiba distinguir a forma de uso da terra em cada um dos pontos de vista.
Semana 8 – Questões Ambientais
O que mais cai: Legislação Ambiental Brasileira; Problemas ambientais mundiais;
Estilo de questão: Comparações entre as modalidades de áreas protegidas e suas especificidades; Discussões sobre as conferências internacionais sobre meio ambiente e seu impacto na geração de resíduos e impactos;
Estratégia de prova: Saiba diferenciar os tipos de Unidades de Conservação com base nas correntes ecologistas anteriormente caracterizadas; Busque estabelecer relações das questões ambientais com aspectos políticos e econômicos.
- Tema mais frequente nas provas do Enem. Questões costumam estabelecer relações com outras disciplinas, em especial a Biologia e a Química.
Confira a videoaula sobre meio ambiente
Semana 9 – Demografia
O que mais cai: Conceitos demográficos (natalidade, mortalidade, crescimento vegetativo); Tipos de movimentos migratórios; Refugiados; Comunidades tradicionais;
Estilo de questão: Gráficos e textos avaliando o impacto dos fenômenos demográficos na dimensão econômica; Análise de mapas sobre movimentos migratórios; Textos que avaliam o impacto do desmatamento e da expansão da fronteira agrícola com a perda de territórios e patrimônios culturais das populações quilombolas e indígenas;
Estratégia de prova:As questões geralmente consideram a oposição entre os grupos favoráveis à conservação ambiental e os grupos interessados na expansão da fronteira agrícola. Atenção para identificar a respeito de qual posicionamento o comando da questão indica.
- Tema que permite paralelos com a geografia urbana.
Confira a videoaula sobre migrações
Veja também a videoaula sobre comunidades indígenas e quilombolas
Semana 10 – Geografia Urbana
O que mais cai: Processos urbanos (conurbação, região metropolitana, hierarquia e rede urbana); Problemas socioambientais urbanos (enchentes, microclima urbano, gentrificação, periferização);
Estilo de questão: Questões conceituais, ou seja, que cobram do aluno a definição de um conceito descrito por um texto-base ou por um mapa/esquema; Gráficos, esquemas e textos apresentando determinado problema social ou ambiental;
Estratégia de prova: Aqui é fundamental o entendimento dos conceitos. Destaque no texto algumas palavras-chave para auxiliar na definição; É comum ficar entre duas alternativas. Nesses casos, retome o que indica o comando da questão.
- Segundo tema mais cobrado na parte de Geografia Humana.
- Na discussão conceitual, são feitos paralelos com a parte de demografia, principalmente.
- Na discussão sobre impactos ambientais, destaque para as conexões com a biologia e química e outras partes da geografia.
Confira a videoaula sobre geografia urbana
Semana 11 – Geografia Agrária
O que mais cai: Transformações do meio rural no contexto da globalização; Concentração fundiária;
Estilo de questão: Questões com textos-base em que há uma definição de algum processo verificado no meio rural, seja de ordem social, econômica ou cultural;
Estratégia de prova: A grande parte das questões são interpretativas e não cobram os conceitos com tanta profundidade. Vale muita atenção na leitura dos textos-base e dos comandos das questões.
- Quarto tema mais cobrado na parte de Geografia Humana. As questões fazem vários paralelos com os temas ambientais, com solos e climatologia.
Confira a videoaula sobre geografia agrária
Confira também uma reportagem sobre o tema
Semana 12 – Geopolítica I
O que mais cai: Atual configuração da estrutura econômica mundial (funções produtivas dos países e regiões); Globalização como processo tecnológico; Globalização como fenômeno político, social, econômico e cultural;
Estilo de questão: Questões textuais e com gráficos apresentando as atividades econômicas mais relevantes em dado país/região e uma discussão associada ao seu processo histórico de formação; Questões com gráficos ou textos que apresentam o papel fundamental das infraestruturas de transporte e comunicação; Textos que discorrem acerca das alterações verificadas nessas dimensões como resultado na globalização;
Estratégia de prova: Atente-se ao contexto histórico considerado pelo comando da questão. Em alguns casos, a alternativa pode estar correta, mas não se relaciona ao recorte temporal descrito no enunciado; Novamente, um tema em que as questões cobram interpretação de texto como ferramenta fundamental. Vale sempre a atenção ao comando da questão, é ele que vai indicar quais informações do texto são úteis e válidas. Como estratégia de economia de tempo, uma sugestão é ler o comando antes de textos mais extensos.
- Um clássico do Enem, costuma cair em pelo menos uma questão praticamente todos os anos.
Confira a videoaula sobre divisão internacional do trabalho
Veja também a videoaula sobre globalização
Semana 13 – Geopolítica II
O que mais cai: Nova Ordem Mundial: uni ou multipolar?;
Estilo de questão: Questões textuais, geralmente discutidas em paralelo com a História;
Estratégia de prova: Aqui vale novamente a atenção ao recorte temporal proposto pelo comando da questão.
Confira a videoaula sobre o mundo pós-Guerra Fria
Veja também a videoaula sobre Imperialismo
Semana 14 – Geografia Econômica
O que mais cai: Transformações nos setores econômicos em processos urbanos e agrários; Blocos econômicos e seus objetivos no contexto da globalização;
Estilo de questão: Questões que discutem o papel de determinados países em blocos econômicos específicos; Tema que aparece especialmente em questões vinculadas à demografia e à geografia econômica em análises mais abrangentes;
Estratégia de prova: Aqui vale fazer uma série de relações com as discussões sobre a Nova Ordem Mundial e com a parte de Globalização.
Confira a videoaula sobre os setores da economia brasileira
Confira uma reportagem sobre o tema
Veja também a videoaula sobre blocos econômicos e OMC
Semana 15 – Indústria
O que mais cai: Modelos de produção e história da industrialização mundial; Impacto da globalização na produção industrial e nas relações trabalhistas;
Estilo de questão: Questões textuais que discorrem a respeito de determinado processo de produção industrial ou ainda sobre determinado país e seu processo de industrialização;
Estratégia de prova: Se atente às relações dos modelos de produção e seu período histórico correspondente; Atente-se ao intervalo temporal considerado no comando da questão.
- Tema com grande incidência nas provas, muito associado à discussão sobre Globalização.
Confira a videoaula sobre modos de produção
Semana 16 – Energia
O que mais cai: Modais energéticos; Modais de transporte;
Estilo de questão: Questões que discutem o impacto da produção de energia nas questões sociais e ambientais; Geralmente esse tema aparece mesclado a outros assuntos em questões de geografia agrária, em globalização, indústria e urbana;
Estratégia de prova: Considere sempre as dimensões sociais e ambientais ao avaliar o quão ‘’limpa’’ é uma fonte de energia; Relacione os impactos sociais e econômicos da opção por determinados modais de transporte no processo de urbanização.
- Tema relacionado às discussões sobre meio ambiente e comunidades tradicionais, especialmente na discussão sobre energia hidroelétrica.
Confira a videoaula sobre matriz de energia
Confira a videoaula sobre matriz de transporte
Veja também uma reportagem sobre o tema
Semana 17 – Atualidades I: África e América Latina
O que mais cai: Papel da África na Nova DIT; Desigualdades socioeconômicas e a globalização; Condições econômicas e políticas no contexto da Guerra Fria e na Nova Ordem Mundial;
Estilo de questão: O continente africano é tratado especialmente em questões acerca do tema globalização e da ampliação das desigualdades sociais nesse período histórico; Questões que abordam a participação dos países da região em blocos econômicos e sua inserção na economia mundial;
Estratégia de prova: Fazer paralelos com a discussão sobre imperialismo pode ser uma boa saída na interpretação dos textos; Novamente, a dica é traçar relações com as discussões sobre Divisão Internacional do Trabalho, Blocos Econômicos e Globalização.
Confira a videoaula sobre a África
Confira uma reportagem sobre o tema
Veja também a videoaula sobre América Latina
Semana 18 – Atualidades II: Oriente Médio
O que mais cai: Conflitos político-religiosos e relações com as disputas energéticas; Conflito Árabe-Israelense;
Estilo de questão: Questões que discutem o Oriente Médio em temas como Demografia, Geopolítica, Energia, entre outros;
Estratégia de prova: Busque identificar o posicionamento do texto, deixando sua opinião pessoal de lado ao avaliar e interpretar as alternativas.
Confira a videoaula sobre Oriente Médio
Confira a videoaula sobre Israel e Palestina
Veja também uma reportagem sobre o tema
Semana 19 – Atualidades III: China
O que mais cai: Papel da China na Nova Ordem Mundial;
Estilo de questão: Questões textuais que discutem a inserção da economia chinesa o contexto da globalização e na distribuição mundial das atividades industriais;
Estratégia de prova: Novamente, a sugestão é traçar relações com a discussão sobre Nova Ordem Mundial e Globalização.
Confira a videoaula sobre a China
Confira também uma reportagem sobre o tema
Semana 20 – Revisão Teórica: Geografia Física
O que fazer: Reveja suas anotações e consulte as vídeo aulas das semanas 1 a 8 para levantar possíveis dúvidas.
Semana 21 – Revisão Teórica: Geografia Humana
O que fazer: Reveja suas anotações e consulte as vídeo aulas das semanas 9 a 16 para levantar possíveis dúvidas.
Semana 22 – Revisão Teórica: Atualidades
O que fazer: Reveja suas anotações e consulte as vídeo aulas das semanas 17 a 19 para levantar possíveis dúvidas.
Semana 23 – Revisão Prática
O que fazer: Refaça as provas antigas. A sugestão é considerar as provas até 2010.
Semana 24 – Revisão Prática
O que fazer: Refaça as provas antigas. A sugestão é considerar as provas até 2010.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.