12 personalidades que alcançaram o sucesso mais velhas
Calma! Cada pessoa tem seu tempo e você não está “atrasado”
É muito bom pensar que jovens como Greta Thunberg e Malala Yousafzai estão por aí ajudando a salvar o mundo tão novas. Antes de completarem 20 anos, pessoas de diversas regiões do planeta já se empenham para combater desigualdades, lutam por causas ambientais e pensam em projetos inovadores, capazes de mudar a vida de milhares.
Ao mesmo tempo, isso pode despertar um sentimento de comparação perigoso, no qual jovens se sentem atrasados por não terem alcançado grandes feitos. E esse sentimento é muito comum. Afinal, quem também nunca ouviu um “na sua idade, eu já…” ou “com a mesma idade, a sua prima já…”.
Mas cada trajetória tem seu ritmo. E é normal se sentir perdido nessa fase de tantas mudanças, sentir que não conquistou tudo o que almeja ou ainda não ter decidido cada passo da sua carreira. Para deixar você mais tranquilo em relação às suas conquistas, separamos uma lista com 12 personalidades que alcançaram o sucesso depois dos 30, dos 40 e até dos 50 anos. Respira fundo e confira:
Stan Lee
Conhecido por ter criado grandes personagens do Universo Marvel, Stanley Martin Lieber, ou Stan Lee, fez sua primeira história em quadrinhos de sucesso aos 39 anos: Quarteto Fantástico. Apenas após a popularidade do grupo é que ele se destacou com a criação de outras figuras mundialmente conhecidas e adoradas, como Homem-Aranha e Homem de Ferro.
Vera Wang
A estilista norte-americana Vera Wang é uma referência no mundo da moda. Ela já foi editora da revista Vogue e desenhou o vestido de casamento de figuras como Victoria Beckham e Jennifer Lopez. Mas Wang só decidiu ingressar na área aos 40 anos.
Samuel L. Jackson
Embora tenha estreado na indústria cinematográfica aos 24 anos, Samuel L. Jackson conquistou reconhecimento aos 45 anos, com Jurassic Park e Pulp Fiction.
Sam Walton
Junto com seu irmão, fundou a primeira loja do que se tornaria a maior rede de supermercados do mundo: o Walmart. Na época, ele tinha 44 anos.
Henry Ford
O empresário apresentou o Ford Model T, que alavancaria sua carreira e revolucionaria a indústria automobilística, quando tinha 45 anos.
Charles Darwin
Charles Darwin revolucionou a ciência ao publicar a obra A Origem das Espécies, introduzindo o conceito de seleção natural, aos 50 anos.
Harrison Ford
O astro assumiu seu primeiro papel de destaque em Star Wars, com 35 anos. A partir dali, sua carreira decolou e ele protagonizou, entre outros, a franquia Indiana Jones.
Ray Kroc
Uma das maiores cadeias de fast-food do mundo, McDonald’s, foi fundada por Ray Kroc, quando ele tinha 52 anos.
Palmirinha
A cozinheira, conhecida por seu programa de culinária e seu carisma, conquistou seu primeiro programa próprio em 1999, aos 68 anos.
José Saramago
O ganhador do Nobel de Literatura publicou diversas obras antes de o romance Memorial do Convento, lançado em 1982, chamar a atenção do público e da crítica. Na época, ele tinha 60 anos. Ensaio sobre a Cegueira, livro que já foi cobrado na lista da Fuvest, foi publicado em 1995, quando o autor tinha 73 anos.
Morgan Freeman
Ele já atuou em filmes aclamados pela crítica e é um dos atores mais respeitados do cinema. E embora ele tenha começado na carreira aos 30 anos, seu primeiro papel de destaque foi no filme Armação Perigosa, aos 50 anos.
Alan Rickman
Antes de ser ator, Alan Rickman tinha um estúdio de design gráfico. Começou a atuar aos 26 anos, mas seu primeiro papel de destaque foi aos 42, no filme Duro de Matar. E seu maior sucesso veio aos 55 anos, quando interpretou o professor Severus Snape, na franquia de Harry Potter.
Viola Davis
Em 2008, Viola Davis atuou em apenas uma cena do filme Dúvida. Ela já tinha participado de outras obras, no cinema e na televisão, mas desta vez seu desempenho foi tão marcante que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar, como melhor atriz coadjuvante. Foi com 43 anos que ela recebeu esse reconhecimento da crítica e passou a assumir grandes papéis.