Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

12 personalidades que alcançaram o sucesso mais velhas

Calma! Cada pessoa tem seu tempo e você não está “atrasado”

Por Julia Di Spagna Atualizado em 19 out 2020, 19h04 - Publicado em 19 out 2020, 10h38

É muito bom pensar que jovens como Greta Thunberg e Malala Yousafzai estão por aí ajudando a salvar o mundo tão novas. Antes de completarem 20 anos, pessoas de diversas regiões do planeta já se empenham para combater desigualdades, lutam por causas ambientais e pensam em projetos inovadores, capazes de mudar a vida de milhares.

Ao mesmo tempo, isso pode despertar um sentimento de comparação perigoso, no qual jovens se sentem atrasados por não terem alcançado grandes feitos. E esse sentimento é muito comum. Afinal, quem também nunca ouviu um “na sua idade, eu já…” ou “com a mesma idade, a sua prima já…”.

Mas cada trajetória tem seu ritmo. E é normal se sentir perdido nessa fase de tantas mudanças, sentir que não conquistou tudo o que almeja ou ainda não ter decidido cada passo da sua carreira. Para deixar você mais tranquilo em relação às suas conquistas, separamos uma lista com 12 personalidades que alcançaram o sucesso depois dos 30, dos 40 e até dos 50 anos. Respira fundo e confira:

Gage Skidmore/Reprodução

Stan Lee

Conhecido por ter criado grandes personagens do Universo Marvel, Stanley Martin Lieber, ou Stan Lee, fez sua primeira história em quadrinhos de sucesso aos 39 anos: Quarteto Fantástico. Apenas após a popularidade do grupo é que ele se destacou com a criação de outras figuras mundialmente conhecidas e adoradas, como Homem-Aranha e Homem de Ferro.

 

 

 

 

 

David Shankbone/Reprodução

Vera Wang

A estilista norte-americana Vera Wang é uma referência no mundo da moda. Ela já foi editora da revista Vogue e desenhou o vestido de casamento de figuras como Victoria Beckham e Jennifer Lopez. Mas Wang só decidiu ingressar na área aos 40 anos.

  •  

     

    © Glenn Francis/www.PacificProDigital.com/Reprodução

    Samuel L. Jackson

    Embora tenha estreado na indústria cinematográfica aos 24 anos, Samuel L. Jackson conquistou reconhecimento aos 45 anos, com Jurassic Park e Pulp Fiction.

     

     

     

     

     

     

    Divulgação/Reprodução

    Sam Walton

    Junto com seu irmão, fundou a primeira loja do que se tornaria a maior rede de supermercados do mundo: o Walmart. Na época, ele tinha 44 anos.

     

     

     

     

    Divulgação/Reprodução

    Henry Ford

    O empresário apresentou o Ford Model T, que alavancaria sua carreira e revolucionaria a indústria automobilística, quando tinha 45 anos.

     

     

     

     

     

     

    Divulgação/Reprodução

    Charles Darwin

    Charles Darwin revolucionou a ciência ao publicar a obra A Origem das Espécies, introduzindo o conceito de seleção natural, aos 50 anos.

     

     

     

    Gage Skidmore/Reprodução

    Harrison Ford

    O astro assumiu seu primeiro papel de destaque em Star Wars, com 35 anos. A partir dali, sua carreira decolou e ele protagonizou, entre outros, a franquia Indiana Jones.

    Continua após a publicidade

     

     

     

     

     

     

    Divulgação/Reprodução

    Ray Kroc

    Uma das maiores cadeias de fast-food do mundo, McDonald’s, foi fundada por Ray Kroc,  quando ele tinha 52 anos.

     

     

     

     

    Divulgação/Reprodução

    Palmirinha

    A cozinheira, conhecida por seu programa de culinária e seu carisma, conquistou seu primeiro programa próprio em 1999, aos 68 anos.

     

     

     

     

     

     

    Divulgação/Reprodução

    José Saramago

    O ganhador do Nobel de Literatura publicou diversas obras antes de o romance Memorial do Convento, lançado em 1982, chamar a atenção do público e da crítica. Na época, ele tinha 60 anos. Ensaio sobre a Cegueira, livro que já foi cobrado na lista da Fuvest, foi publicado em 1995, quando o autor tinha 73 anos.

     

     

     

    Georges Biard/Reprodução

    Morgan Freeman

    Ele já atuou em filmes aclamados pela crítica e é um dos atores mais respeitados do cinema. E embora ele tenha começado na carreira aos 30 anos, seu primeiro papel de destaque foi no filme Armação Perigosa, aos 50 anos.

     

     

     

     

     

     

    Marie-Lan Nguyen/Reprodução

    Alan Rickman

    Antes de ser ator, Alan Rickman tinha um estúdio de design gráfico. Começou a atuar aos 26 anos, mas seu primeiro papel de destaque foi aos 42, no filme Duro de Matar. E seu maior sucesso veio aos 55 anos, quando interpretou o professor Severus Snape, na franquia de Harry Potter.

     

     

     

     

     

     

    Divulgação/Reprodução

    Viola Davis

    Em 2008, Viola Davis atuou em apenas uma cena do filme Dúvida. Ela já tinha participado de outras obras, no cinema e na televisão, mas desta vez seu desempenho foi tão marcante que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar, como melhor atriz coadjuvante. Foi com 43 anos que ela recebeu esse reconhecimento da crítica e passou a assumir grandes papéis.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade