Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

“Ideias que Colam”: entenda o Capitalismo Informacional de Manuel Castells

Confira o 15° episódio da série "Ideias que Colam", do Instituto CPFL, com divulgação exclusiva do GE

Por Juliana Morales Atualizado em 25 ago 2020, 19h47 - Publicado em 25 ago 2020, 18h52

A internet mudou completamente as nossas vidas e a forma como nos comunicamos. Para o sociólogo espanhol Manuel Castells, referência mundial da nova sociedade da informação, ela mudou muito além da comunicação e do acesso à informação e à cultura. O avanço das novas tecnologias gerou uma nova economia.

Esse capitalismo que surge, segundo ele, não é mais comercial, industrial ou mesmo financeiro. Agora, é baseado na informação, ou seja, é um Capitalismo Informacional.

Além disso, analisando como a informação é produzida, armazenada e distribuída e como a internet afetou esse processo, Castells aponta muitas mudanças nas relações, no trabalho, no mundo acadêmico e até na família. 

Quer saber mais sobre os estudos desse pesquisador importante da área de comunicação? Confira o 15° episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL.

Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

Continua após a publicidade
Publicidade