logo-ge

9 carreiras para quem quer fazer Odontologia

São diversas especializações. Veja qual combina mais com o seu perfil e seus interesses

O bacharel de Odontologia cuida da saúde e da estética bucal, dedicando-se ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. São diversas especialidades e, se você gosta da área, vale a pena conhecê-las desde já. 

Separamos nove carreiras para quem se interessa por Odontologia. Confira:

Endodontia

O especialista dessa área faz o tratamento de problemas no nervo e na raiz dos dentes, popularmente conhecido como tratamento de canal. Mesmo que não seja preciso tratar a região, ele pode analisar a gravidade de lesões e doenças do paciente. 

 

Implantodontia

Essa especialidade é responsável por implantar próteses dentárias quando ocorre a perda de um dente. Elas podem ser fixas ou removíveis, e também substituir os dentes unitariamente, parcialmente ou totalmente.

Odontologia Legal

É a área apta a elaborar laudos técnicos, pareceres e atestados, a partir de perícias judiciais e exames. O profissional pode, por exemplo, realizar a identificação de corpos pela arcada dentária.

O especialista dessa área pode trabalhar em universidades, convênios odontológicos, no IML (Instituto Médico Legal) ou ainda como autônomo, prestando consultoria.

Ortodontia

Estuda o desenvolvimento da arcada dentária e define o melhor tratamento ortodôntico caso seja necessário alterar a posição dos dentes ou a mordedura por meio de aparelhos fixos ou móveis. Além disso, o profissional pode prevenir e tratar problemas relacionados ao amadurecimento da face, desenvolvimento da dentição e do aparelho mastigatório.

 

Periodontia

O periodontista é responsável pela saúde das gengivas e dos periodontos, tecidos responsáveis pela fixação dos dentes nos ossos. Por isso, ele é capaz de prevenir, diagnosticar e tratar processos inflamatórios e infecciosos nessas regiões, por meio de raspagens e cirurgias, por exemplo.

Traumatologia e Cirurgia

A atuação desse profissional é bem ampla, pois ele diagnostica lesões, traumatismos e anomalias na boca, na face e no sistema de mastigação (maxilar, mandíbula e gengiva). Para o tratamento das áreas, ele realiza cirurgias, transplantes, implantes e enxertos. 

Cirurgia Geral 

É a carreira mais generalista da Odontologia. O profissional é responsável por tratar dentes, língua, bochecha, gengiva e lábios. Além disso, é capaz de tirar e examinar radiografias, fazer limpezas, aplicar flúor e realizar diferentes cirurgias em prol da saúde bucal do paciente.

 

Odontopediatria

O odontopediatra cuida da saúde bucal de crianças. É fundamental o cuidado com os dentes desde a infância, então esse profissional acompanha o crescimento dos dentes de leite e o desenvolvimento da mastigação.

Odontologia Estética

Conhecida também por restauradora, essa área atua na restauração e restabelecimento da forma e função dos dentes, com diversos procedimentos e instrumentos, como resinas e facetas, por exemplo. Lembrando que essa especialização, além de melhorar a aparência do sorriso, é muito benéfica para a autoestima e o bem-estar dos pacientes.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.