logo-ge

Em que áreas o bacharel em Matemática pode trabalhar?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Em quais áreas é possível atuar com bacharelado em Matemática?

Victor Alves de Carvalho

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Olá, Victor, tudo bem?

O bacharel em Matemática é um profissional bastante versátil. Ele pode atuar desde professor (fazendo a licenciatura) até em centros de pesquisa internacionais para desenvolvimento de novos produtos.

As áreas de economia, financeiro, Tecnologia da Informação, Química e Física estão sempre à procura de matemáticos para desenvolvimento de novas pesquisas e hipóteses.

Mas é importante dizer: só vá para essa graduação se você realmente quiser usar a Matemática como profissão. Investigue com pessoas que você conhece ou alguém dos seus amigos, família etc. conhece quais são as atuações mais práticas dessa área.

Estudar matemática na escola não é a mesma coisa que trabalhar com Matemática, apesar de uma coisa ter a ver com a outra depois.

Tradicionalmente, o mercado da docência é o mais forte em Matemática. Mas, como disse acima, você pode ter atuação em diversos ramos: biomatemática, matemática empresarial, ciências da computação, tecnologia de inteligência artificial, pesquisas científicas. Mas para isso, saiba que ao longo de sua carreira você vai precisar se especializar. Quanto mais especializado você ficar maiores são as possibilidades de carreira, incluindo carreira internacional. Por que não?

Um abraço,

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).