Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Melhores profissões para quem tem ansiedade

Pessoas ansiosas podem exercer qualquer profissão, mas fugir de ambientes estressantes e emergências torna o dia a dia mais tranquilo

Por Julia Di Spagna
Atualizado em 2 ago 2023, 19h30 - Publicado em 2 ago 2023, 11h28

Ambientes estressantes, prazos apertados, metas inatingíveis, muita pressão, emergências e competitividade. Alguns cargos fazem os profissionais chegarem aos seus limites, impondo uma série de desafios – e muitas pessoas até gostam dessa adrenalina toda no dia a dia. Outras, querem fugir desse tipo de dinâmica e preferem profissões nas quais é possível ter um cotidiano mais tranquilo. Esse pode ser o caso, principalmente, de pessoas ansiosas.

É importante ficar claro que quem tem o diagnóstico de ansiedade pode exercer qualquer trabalho. Mas, caso queira evitar a rotina mais estressante citada acima, existem opções – assim como aqueles que enfrentam a ansiedade social podem preferir profissões com menos contato com o público. 

Por fim, é evidente que todo trabalho terá dificuldades e pode trazer momentos de estresse. A questão é apenas a frequência e a intensidade com que isso acontece em certas áreas. 

+ Como controlar a ansiedade em ano de vestibular? 

+ Até que nível a ansiedade pré-vestibular é normal? 

Estudos sobre carreira, como o produzido pelo portal norte-americano Career Cast, chegam até a elencar as profissões mais e menos estressantes. Para isso, eles levam em consideração critérios, como: 

Continua após a publicidade
  • viagens (quanto maior a frequência, mais estresse);
  • potencial de crescimento (local com poucas oportunidades cria mais estresse);
  • prazos;
  • trabalho aos olhos do público;
  • competitividade dentro da organização;
  • exigências físicas, condições ambientais;
  • risco de vida;
  • perigos que podem ser enfrentados;
  • encontro e interação com o público;
  • vida de outras pessoas em risco.

Considerando esses e outros fatores, o GUIA DO ESTUDANTE fez uma lista com profissões que permitem um dia a dia mais tranquilo e, por isso, podem ser ideais para pessoas ansiosas. 

E vale ressaltar que caso as crises de ansiedade sejam intensas ou estejam atrapalhando a realização de tarefas cotidianas – dentro e fora do trabalho – é importante procurar ajuda profissional.

Biblioteconomia

Essa profissão costuma aparecer no topo de rankings sobre as carreiras menos estressantes. Isso porque quem atua na área trabalha em ambientes tranquilos e silenciosos. Além disso, o ritmo de trabalho é mais calmo e as funções do dia a dia exigem habilidades como concentração. 

O profissional formado em Biblioteconomia tem como principais responsabilidades catalogar, organizar e controlar a entrada e saída do acervo de livros e outros tipos de documentos; negociar com fornecedores; manter os bancos de dados on-line atualizados e atender e esclarecer dúvidas do público. É possível atuar em bibliotecas, escolas, centros de informações, institutos de pesquisa e empresas que controlam bancos de dados e imagens. 

História

Essa é outra carreira que costuma se destacar nos rankings para quem quer fugir de estresse. A área de atuação para quem cursa História é ampla, mas a base é pesquisar e analisar fatos, períodos, acontecimentos e pessoas que marcaram a construção da sociedade ao longo dos anos. O perfil desse profissional costuma incluir a vontade de apurar informações e o gosto pela leitura.

Continua após a publicidade

Quem se forma em História pode atuar na condução de pesquisas, mas também na elaboração de materiais didáticos, lecionar em escolas ou universidades, trabalhar em institutos de pesquisas ou mesmo em empresas e meios de comunicação, apresentando estudos que colaborem para o segmento. 

Paisagismo

Quem cursa Arquitetura e Urbanismo pode se especializar na área de Paisagismo. Atuando tanto no setor privado quanto no público, paisagistas têm a liberdade de trabalhar ao ar livre, desenvolvendo ambientes como jardins, praças e parques. Ou seja, o mundo ideal para quem tem pavor de passar o dia inteiro em um escritório. Além disso, por também envolver atividades manuais, o paisagismo pode ajudar quem sofre de ansiedade. 

Um estudo realizado no Reino Unido com 20 mil pessoas apontou que aqueles que passavam pelo menos duas horas por semana em uma área verde eram significativamente mais propensos a relatar boa saúde e maior bem-estar psicológico.

Astronomia

A área de Astronomia permite que seus profissionais passem um bom tempo sozinhos, observando, estudando e analisando o comportamento de planetas, cometas, constelações e diversos outros astros do universo. Vamos concordar que é um trabalho que não exige muita pressa, certo?

Além disso, quem prefere evitar muita interação com outras pessoas pode se interessar por este tipo de carreira, mais focada na introspecção. Astrônomos costumam atuar principalmente em institutos de pesquisa e universidades.

Continua após a publicidade

Turismo

Aqui o campo de atuação também é bem amplo, mas uma das possibilidades de quem cursa Turismo é planejar, organizar e divulgar viagens, eventos e atividades. Ou seja, dependendo da área escolhida, é possível estar diretamente conectado à promoção de lazer, cultura, destinos diversos, novas experiências e diversão. 

Além de precisar estar por dentro do que rola no mundo, as responsabilidades também incluem a criação de roteiros turísticos, referências de hotéis e atrações turísticas, além de tirar dúvidas dos futuros viajantes.

Professor universitário

Segundo o Career Cast, a docência se destaca como um das profissões menos estressantes. Lembrou da sua sala de aula no Ensino Médio e estranhou a indicação? É que o portal não está falando de todos os professores! Os que sofrem de menos estresse são aqueles que lecionam em universidades. Isso porque, embora a carreira tenha seus desafios, ela também oferece uma série de vantagens em comparação a outras áreas da área da educação.

Entre essas vantagens estão remuneração mais alta, possibilidade de crescimento, mais autonomia em relação ao conteúdo e ao método de ensino, e horários mais flexíveis. Além disso, estudantes universitários costumam estar mais engajados e interessados no aprendizado – o que contribui para um ambiente mais saudável e estimulante.

Vale ressaltar que, na maioria dos casos, é necessário um mestrado para lecionar em universidades. 

Continua após a publicidade

Audiologista

A Audiologia é uma especialidade de quem cursa Fonoaudiologia e costuma se destacar nos rankings sobre profissões poucos estressantes. O motivo para isso é que, embora possa lidar com casos mais complexo, é uma profissão que promove o bem-estar de outras pessoas, ajudando-as a melhorar a comunicação e a qualidade de vida. 

Esse profissional elabora programas de prevenção e promoção da saúde auditiva, realizando diagnóstico audiológico e reabilitação, e selecionando e adaptando próteses auditivas. Assim, a maioria dos audiologistas não trabalha com emergências, mas em consultórios ou clínicas, possibilitando uma rotina mais tranquila do que outras especialidades da área da saúde.

Nutrição

Também na área da saúde, a Nutrição se sobressai quando o assunto é baixo estresse. Seguindo a mesma lógica da Audiologia, esses profissionais não costumam lidar com emergências, mas com acompanhamentos e casos a longo prazo. Além disso, promovem uma melhora na qualidade de vida das pessoas, ajudando na adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

É uma opção para quem se interessa pela área da saúde, mas não está a fim de enfrentar os imprevistos do pronto-socorro e infindáveis plantões. 

Estatística

A carreira em Estatística também é apontada como uma das menos estressantes. Quem atua na área é responsável por coletar, analisar e interpretar dados numéricos no estudo de questões naturais, econômicas e sociais. Esse profissional é capaz de transformar dados em informações mais palpáveis para a tomada de decisão nos mais diversos segmentos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Assim, é uma área que exige paciência, concentração e organização, mas não está diretamente ligada a picos de estresse ou muita pressão. 

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Melhores profissões para quem tem ansiedade
Mundo do Trabalho
Melhores profissões para quem tem ansiedade
Pessoas ansiosas podem exercer qualquer profissão, mas fugir de ambientes estressantes e emergências torna o dia a dia mais tranquilo

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.