Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Fuvest 2021: abstenção fica na média no 1º dia da segunda fase

Enquanto Enem teve ausência recorde, provas da USP mantiveram participação. Segundo dia tem provas específicas para as carreiras

Por Redação Atualizado em 21 fev 2021, 18h59 - Publicado em 21 fev 2021, 18h49

A taxa de abstenção para o primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2021, neste domingo (21), foi de 7,69%, dentro da média histórica. Dos 33.315 convocados, 2.563 não compareceram à prova de redação e Língua Portuguesa e estão desclassificados.

Enquanto a pandemia e as dificuldades para estudar não afetaram a presença dos candidatos no exame seletivo para a Universidade de São Paulo (USP), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou recorde de abstenção tanto na versão impressa como na prova-piloto digital.

No primeiro dia, além de dez questões de Língua Portuguesa, incluindo literatura e interpretação de texto, o estudante foi convidado a escrever uma redação sobre o tema: “O mundo contemporâneo está fora da ordem?”. A coletânea para a dissertação contava com cinco textos e incluía conceitos como o neoliberalismo.

Medidas de segurança

As precauções sanitárias usadas na primeira fase foram empregadas na segunda fase. Para evitar a propagação do novo coronavírus, os candidatos tiveram que usar máscaras durante todo o exame. O consumo de líquidos poderia ser feito dentro da sala, mas, lanche, só na área destinada para isso.

Na primeira fase, a Fuvest chegou a monitorar 300 pessoas após a detecção de um caso suspeito, mas não houve nenhum caso confirmado de covid-19 após a realização do vestibular, segundo a fundação que aplica a prova.

Segundo dia

A segunda prova da segunda fase acontecerá na segunda-feira (22). Neste dia, o estudante deve responder a 12 questões de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma. Lembrando que todas as questões, nos dois dias, serão dissertativas.

  • Resultados

    Primeira chamada: 19 de março
    Segunda chamada: 29 de março
    Terceira chamada: 5 de abril
    Lista de espera: a partir de 20 de abril

    Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico. Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade