A taxa de abstenção para o primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2021, neste domingo (21), foi de 7,69%, dentro da média histórica. Dos 33.315 convocados, 2.563 não compareceram à prova de redação e Língua Portuguesa e estão desclassificados.
Enquanto a pandemia e as dificuldades para estudar não afetaram a presença dos candidatos no exame seletivo para a Universidade de São Paulo (USP), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou recorde de abstenção tanto na versão impressa como na prova-piloto digital.
No primeiro dia, além de dez questões de Língua Portuguesa, incluindo literatura e interpretação de texto, o estudante foi convidado a escrever uma redação sobre o tema: “O mundo contemporâneo está fora da ordem?”. A coletânea para a dissertação contava com cinco textos e incluía conceitos como o neoliberalismo.
Medidas de segurança
As precauções sanitárias usadas na primeira fase foram empregadas na segunda fase. Para evitar a propagação do novo coronavírus, os candidatos tiveram que usar máscaras durante todo o exame. O consumo de líquidos poderia ser feito dentro da sala, mas, lanche, só na área destinada para isso.
Na primeira fase, a Fuvest chegou a monitorar 300 pessoas após a detecção de um caso suspeito, mas não houve nenhum caso confirmado de covid-19 após a realização do vestibular, segundo a fundação que aplica a prova.
Segundo dia
A segunda prova da segunda fase acontecerá na segunda-feira (22). Neste dia, o estudante deve responder a 12 questões de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma. Lembrando que todas as questões, nos dois dias, serão dissertativas.
Resultados
Primeira chamada: 19 de março
Segunda chamada: 29 de março
Terceira chamada: 5 de abril
Lista de espera: a partir de 20 de abril