5 livros curtos (e excelentes) para ler em um dia
Que tal fazer uma pausa das redes sociais para ler um pouco?
Sobrou um tempo livre no fim do dia? Quer tirar o domingo para desconectar do celular? Alguns livros são tão curtos e fáceis de ler, que é possível terminar em um só dia. Esse tipo de leitura é ótimo para sair da ressaca literária e pode dar um gás no resto da semana.
E se engana quem pensa que leituras rápidas não podem ser tão transformadoras quanto as mais longas. Se liga nessas indicações do GUIA de livros rápidos escritos por grandes autores.
1 – O Alienista, de Machado de Assis (96 páginas)
Quem é louco e quem é saudável? O médico Simão Bacamarte inicia um estudo sobre a loucura na pequena cidade de Itaguaí, onde funda um hospício chamado Casa Verde. Lá, ele usa suas cobaias humanas em experimentos.
A história é um ensaio sobre a loucura e a lucidez e levanta um debate muito atual sobre saúde mental.
2 – O conto da ilha desconhecida, de José Saramago (62 páginas)
Um homem pede um barco ao rei, para ir a uma ilha desconhecida. Mas como sabe da ilha, se é desconhecida? Este conto gira em torno da ideia da viagem, em vários sentidos. Entre desejar um barco e ficar pronto para a partida, a concepção do viajante do que é a tal ilha desconhecida e de como a ideia de alcançá-la vai mudando, assim como a visão de si mesmo.
“Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós…”
3 – A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água, de Jorge Amado (96 páginas)
Numa prosa fantástica, Jorge Amado conta a história de Quincas Berro D’água, baiano que decide abandonar sua família e reputação para viver na malandragem… Até que é encontrado morto. No velório, alguns amigos lhe acordam, lhe dão cachaça e o trazem de volta à vida. Ele se diverte com meretrizes, luta capoeira, canta e ri, até se aproximar da sua segunda morte.
4- Lisbela e o prisioneiro, de Osmar Lins (87 páginas)
Envolta pelos costumes pernambucanos, a jovem Lisbela adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs dos filmes que assiste. Leléu é um artista de circo com fama de malandro conquistador. Ele é preso na cadeia em que trabalha o pai de Lisbela. Mesmo estando com casamento marcado com outro homem, Lisbela se apaixona por Leléu e os dois se envolvem num amor clandestino e quase impossível.
5 – A hora da estrela, de Clarice Lispector (88 páginas)
Na trama, Clarice inventa um narrador fictício, Rodrigo S.M, que relata a vida da jovem órfã Macabéa. Acompanhamos a datilógrafa alagoana durante sua migração para o Rio de Janeiro, enquanto o narrador reflete sobre os sonhos, manias e conflitos internos da garota. O livro é a última obra publicada por Clarice e a personagem do narrador reflete muito dos questionamentos da própria autora sobre a vida e a morte.
Lembrou de mais algum? Conta pra gente nas redes sociais do @guiadoestudante!
Quero Bolsa | Faça Sua Pré-Matrícula! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades.