logo-ge

8 carreiras para quem gosta de ler

Embora seja uma habilidade importante para qualquer curso, estas profissões exigem uma carga de leitura muito maior

Se você é um leitor voraz e gostaria que a leitura fizesse parte da sua vida profissional, existem algumas carreiras que irão possibilitar que explore mais essa característica. Logicamente, qualquer curso que você decida fazer irá exigir muita dedicação e pesquisa, mas algumas profissões acabam demandando uma carga de leitura muito maior seja durante a graduação ou no mercado de trabalho. 

Confira abaixo oito carreiras ideais para as pessoas que desejam ler muito ao longo da vida profissional. 

Letras

Quem decide cursar Letras terá uma alta carga de leitura ao longo de sua formação. Isso porque é essencial que esse profissional entenda o uso e o significado das palavras. Ou seja, a carreira exige uma leitura aprofundada sobre a construção da língua. E a melhor maneira de fazer isso é lendo muito. Seja com habilitação em Inglês, Espanhol etc., o letrólogo deve conhecer todos os aspectos do idioma. Além disso, para quem escolhe se especializar em Literatura a frequência da leitura aumenta ainda mais. 

Jornalismo

O jornalista passa boa parte de seu dia escrevendo e uma das melhores maneiras desenvolver a escrita é lendo. Além disso, para conseguir exercer seu ofício e informar as pessoas de uma forma clara e eficaz, o profissional precisa saber e entender o que está acontecendo no mundo, precisa estar bem informado. 

Para isso, é fundamental que ele se dedique muito à leitura de notícias, grandes reportagens, colunas, resenhas, artigos e livros para se aprofundar nos mais variados temas e embasar seus argumentos. Ou seja, a leitura para o jornalista melhora tanto sua escrita em si quanto o conteúdo de seus textos.

História

A pessoa que decide construir uma carreira na área de História tem a leitura como parte do seu dia a dia. É necessário que ele se aprofunde nos assuntos para ampliar seu conhecimento de fatos históricos por meio das mais diversas fontes e a partir de vários pontos de vista. Isso inclui documentos, textos, cartas, registros, análises etc. 

E se manter atualizado também é fundamental, por isso os trabalhos científicos mais recentes devem estar presentes em sua rotina. Como os profissionais da área também seguem para a área da pesquisa, estar por dentro de temas de seu interesse fará toda diferença na hora do desenvolvimento de seus trabalhos.

Filosofia

Existem duas grandes questões pelas quais ler é algo tão importante nessa carreira. Em primeiro lugar, é preciso considerar que existe muita literatura, antiga e atual, sobre o tema. Em segundo, por ser uma área muito voltada para reflexões, acaba envolvendo muita pesquisa para o desenvolvimento de teses e dissertações. 

Veja também

Direito

Seja na faculdade ou quando já estiver exercendo a profissão, quem segue a área do Direito será um grande leitor ao longo de toda a vida profissional. É extremamente importante que ele se mantenha atualizado sobre mudanças na legislação, tenha um conhecimento aprofundado sobre códigos e leis e acompanhe processos e relatórios.

Ciências Sociais

A carga de leitura de um sociólogo é grande para que ele consiga entender, analisar e comparar as diversas linhas de pensamento que existem dentro da sua área. Como seu trabalho também envolve a compreensão de estruturas e relações que se constroem na sociedade, as leituras sobre antropologia, ciências políticas e pensamento contemporâneo devem ser frequentes.

Medicina

Como falamos anteriormente, toda profissão irá demandar que seu profissional estude sua área de conhecimento ao longo da vida. Na área de Medicina isso é ainda mais intenso. 

O corpo humano está todo interligado e, por isso, independentemente da área de especialização, é importante ter conhecimento do todo. Além disso, é uma área em constante mudança que exige que o profissional se mantenha atualizado. Isso tudo leva a uma dedicação altíssima, voltada para a leitura de materiais sobre novas pesquisas, medicamentos, técnicas, casos, doenças, curas, etc.