Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Conheça as 8 fases da Lua

Além da Nova, Crescente, Cheia e Minguante, a Lua passa por mais algumas fases que compreendem o período do ciclo lunar. Vem entender!

Por Luccas Diaz Atualizado em 3 dez 2021, 13h46 - Publicado em 2 mar 2021, 19h13

Quando somos crianças é comum olharmos para o céu noturno e achar que a Lua está nos seguindo. Assim como a Terra, o satélite natural está constantemente girando em torno do Sol. O movimento acontece de forma paralela ao movimento que a Lua também faz em torno da Terra, chamado de revolução. Este, por sua vez, se completa em torno de 28 dias e compreende o que conhecemos por ciclo lunar. É durante o ciclo lunar que a Lua vai se “apresentando” de maneira diferente a cada dia para os observadores da Terra. As chamadas fases da Lua se comportam de mais formas do que as quatro tradicionais que aprendemos.

++ Como fazer Astronomia sem saber física e matemática?

Isso acontece porque a Lua não tem iluminação própria. A luz branca que vemos em sua superfície é nada mais do que um reflexo da luz do Sol. Vamos pensar: se a Lua está virada para determinado lado do Sol, apenas esse lado receberá sua luz e, portanto, se tornará visível para a Terra. A posição que recebe a luz do Sol vai mudando de lugar e o formato da Lua vai se transformando para os observadores. Assim, podemos dizer que a Lua passa por oito fases.

1. LUA NOVA

Fase Lua Nova
Juliana Vitoria/Reprodução

É o momento em que não se vê a Lua no céu. Nesse período, apenas a face que não é voltada para a Terra recebe a luz solar e por esse motivo não a enxergamos no céu. 

++ O que significa a Nasa ter encontrado água na Lua?

2. LUA CRESCENTE

Fase Lua Crescente
Juliana Vitoria/Reprodução

A Lua comece a aparecer no céu. A Lua não tem cantos e por isso ela começa a se apresentar em um formato côncavo. Forma-se um “sorriso no céu”.

++ O brasileiro que ganhou ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia

3. QUARTO CRESCENTE

Fase Quarto Crescente
Juliana Vitoria/Reprodução

Esse momento implica que o satélite natural está em uma posição de 90º em relação à Terra. Dessa forma, sua porção iluminada pelo Sol está visível acima de 34% para os observadores da Terra.

++ Quanto você sabe sobre a chegada do homem à Lua?

4. CRESCENTE GIBOSA

Fase Crescente Gibosa
Juliana Vitoria/Reprodução

Essa fase é um momento de transição entre o Quarto Crescente e a Lua Cheia. O período é marcado por parecer quase completo. É quando a Lua está “quase lá”.

Continua após a publicidade

++ Quatro incríveis mistérios do universo – e como saber mais

5. LUA CHEIA

Fase Lua Cheia
Juliana Vitoria/Reprodução

O grande momento da Lua é a fase chamada de Lua Cheia. Durante esse período do ciclo, toda a face da Lua voltada para Terra é iluminada pela luz solar e, por isso, a enxergamos de forma “completa”. Uma grande bola de luz branca no céu.

++ 8 séries sobre o espaço para você explorar o universo

6. MINGUANTE GIBOSA

Fase Minguante Gibosa
Juliana Vitoria/Reprodução

A fase de transição de Lua Cheia para Lua Minguante é conhecida como Minguante Gibosa. Nesse momento a Lua começa a “diminuir” (ou minguar). O seu movimento de órbita faz com a face virada para Terra passe a ser cada dia menos iluminada pelo Sol. Vemos a Lua em um formato convexo no sentido oposto da Crescente Gibosa: cada dia menor.

++ “Estou no 9º ano, quero fazer Astronomia. Qual deve ser o próximo passo?”

7. QUARTO MINGUANTE

Fase Quarto Minguante
Juliana Vitoria/Reprodução

A Lua fica novamente pela “metade”; desta vez, no sentido contrário ao Quarto Crescente. Mais uma vez, o formato se dá pelo posicionamento 90º com a Terra. É como se houvesse uma simetria e a Lua estivesse fazendo o caminho de volta de onde começou.

++ 7 filmes de ficção científica para usar na redação

8. LUA MINGUANTE

Lua Minguante
Juliana Vitoria/Reprodução

 Na última fase, a Lua vai se despedindo em um formato côncavo, contrário ao sentido da Lua Nova. Durante o período, o satélite natural vai “desaparecendo” até chegar na Lua Nova mais uma vez, quando sua face virada para a Terra não é iluminada pelo Sol.

Você costuma acompanhar as fases da Lua? Será que tem simpatia da Lua para passar no vestibular? Conte para a gente nas redes sociais  @guiadoestudante!

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade