Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Tema da redação do Enem 2018 é a manipulação de usuários na internet

Tema da prova de redação foi divulgado pelo Inep no início da tarde deste domingo (4); Acompanhe a cobertura do Enem com o Guia do Estudante ao longo do dia

Por Da redação Atualizado em 4 nov 2018, 21h27 - Publicado em 4 nov 2018, 13h52

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 é a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”. A informação foi divulgada agora há pouco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Neste domingo (4), os 5,5 milhões de candidatos inscritos têm 5 horas e 30 minutos para resolver 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e a prova de redação. Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, com início de prova às 13h30 (horário de Brasília). No domingo da semana que vem, 11 de novembro, será a vez da prova de Ciências da Natureza e Matemática, com 5 horas de duração. 

Veja a prova

Tema de redação do Enem 2018
(Clique para ampliar) Enem 2018/Reprodução

A redação no Enem

O texto da redação do Enem deve ser dissertativo-argumentativo e o candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto. As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. Também serão eliminados candidatos que fugirem totalmente ao tema proposto e os que escreverem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.

No ano passado, o tema da redação foi Desafios para Formação Educacional de Surdos. 

Continua após a publicidade

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências. Cada uma delas vale até 200 pontos. Veja quais são:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Resultado

O gabarito oficial e os cadernos de questões da prova serão divulgados em 14 de novembro. Já o resultado individual da prova será publicado em 18 de janeiro de 2019.

Cobertura especial GE

O GUIA DO ESTUDANTE, em parceria com o Anglo Vestibulares, fará uma cobertura especial nos dois dias de prova: reportagens e correção exclusiva ao vivo. Fique atento ao site e à página do FacebookTwitter e Instagram!

Reforço na segurança

Detectores de metal e de ponto eletrônicos, fiscalização de lanches e provas personalizadas são algumas medidas que serão adotadas para garantir a segurança do exame.

Este ano, serão utilizados cinco vezes mais detectores de aparelhos de ponto eletrônico do que em 2017. O sistema encontra os aparelhos de transmissão pelo sinal de rede móvel de banda larga, por radiofrequência de wi-fi e bluetooth. Outras medidas já consolidadas nas demais edições do exame serão mantidas, como a coleta da impressão digital dos participantes.

É permitido levar lanches para comer durante as provas, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas, e todos os itens serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Continua após a publicidade

Publicidade