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Plano de estudos de Matemática – 9 meses

O professor de Matemática do Poliedro Adriano de Faria montou um plano de estudos de nove meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!

Semana 1 – Conjuntos numéricos 

O que mais cai: Operações com racionais;

Estilo de questão: Algumas questões requerem a realização cuidadosa de longas contas de multiplicação e/ou divisão;

Estratégia de prova: Assegure-se de que consegue realizar as operações matemáticas com frações e decimais.

Confira a videoaula sobre conjuntos numéricos

Confira o resumo sobre o tema

Veja também a videoaula de complemento ao assunto

Semana 2 – Potenciação

O que mais cai: Operação com potência de 10;

Estilo de questão: Potências são empregadas em conversão de escalas, notação científica ou no procedimento de resolução de funções exponenciais;

Estratégia de prova: Atenção para não confundir o sinal do expoente nas passagens.

Confira a videoaula sobre potenciação

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 3 – Função e equação do 1º grau

O que mais cai: Função do 1º grau;

Estilo de questão: Obtenção da lei de formação a partir da descrição de um enunciado, que pode incluir gráfico;

Estratégia de prova: Algumas questões com funções expressas nas alternativas permitem a análise de alternativa pela substituição de dados.

  • Este é um dos temas mais pedidos de matemática no ENEM. Todos os assuntos mais cobrados na prova podem ser conferidos aqui.

Confira a videoaula sobre função e equação do 1º grau

Confira o resumo sobre o tema

Veja também a videoaula complementar sobre função e equação

Semana 4 – Cálculos estequiométricos

O que mais cai: Cálculo estequiométrico envolvendo massa e quantidade de matéria;

Estilo de questão: Questões longas que já fornecem a reação pronta e em seus cálculos também envolvem pureza e rendimento;

Estratégia de prova: Analisar quais são os dados fornecidos no enunciado e usar as transformações de unidade com a quantidade de matéria (mol) e a reação como referência.

Confira a videoaula sobre cálculo estequiométrico

Confira também o resumo sobre o tema

 

Semana 5 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias

 

Semana 6 – Função e equação do 2º grau

O que mais cai: Vértice;

Estilo de questão: Requer alguma informação de vértice, como a altura em um objeto com curva de parábola ou o valor de máximo/mínimo de uma função quadrática;

Estratégia de prova: Acostumar-se com a escolha de um sistema de coordenadas, por exemplo, com o vértice no eixo das ordenadas, a fim de se obter a lei de formação.

Confira a videoaula sobre função e equação do 2º grau

Confira o resumo sobre o tema

Veja também a videoaula complementar sobre função e equação

 

Semana 7 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias

 

Semana 8 – Unidades e escalas

O que mais cai: Escala;

Estilo de questão: Um dos conteúdos mais reconhecíveis pela divulgação da escala, por exemplo, em um mapa;

Estratégia de prova: Reconhecer se a escala compara medida linear, de superfície ou de volume.

Confira a videoaula sobre unidades e escalas

Semana 9 – Razões trigonométricas

O que mais cai: Seno, cosseno e tangente;

Estilo de questão: Apresentação de uma situação-problema com a representação do triângulo retângulo;

Estratégia de prova: Caso seja solicitada a razão trigonométrica de algum ângulo notável, preencher a tabela completa de seno, cosseno e tangente de 30º, 45º e 60º a fim de assegurar o uso do valor correto.

Confira a videoaula sobre razões trigonométricas

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 10 – Razão e proporção 

O que mais cai: Razão;

Estilo de questão: Algumas questões abordam as relações direta e indiretamente proporcionais entre grandezas da física e química;

Estratégia de prova: Para diferenciar os dados, pode circular aqueles referentes a uma situação anterior e sublinhar os de outra com a intenção de evitar confundir quando montar as expressões de comparação.

Confira a videoaula sobre razão e proporção 

Confira o resumo sobre o tema

Veja também a videoaula de complemento ao assunto

Semana 11 – Energia nuclear e radioatividade

O que mais cai: Classificação das reações, decaimentos radioativos e meia-vida;

Estilo de questão: Questões contextualizadas sobre classificação de reações nucleares, identificação de partículas radioativas ou meia-vida;

Estratégia de prova: Identifique o comando, se necessário monte as reações com os números de massa e atômicos balanceados e identifique o tipo de reação. Se for um exercício de meia vida, tentar localizar no enunciado o tempo de meia-vida, o número de períodos e a variação do tempo.

Confira a videoaula sobre energia nuclear e radioatividade

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 12 – Porcentagem

O que mais cai: Fator de aumento/redução;

Estilo de questão: Utiliza��ão de porcentagem inspirada em possíveis situações com valor monetário, fenômenos das ciências da natureza ou indicadores sociais;

Estratégia de prova: Certas questões permitem a resolução de porcentagem por regra de três, como feito usualmente em química. Contudo, recomenda-se aprender o método por fator de aumento/redução com o objetivo de viabilizar a resolução de mais questões (em matemática).

Confira a videoaula sobre porcentagem

Semana 13 – Forças intermoleculares

O que mais cai: Ligação de hidrogênio, interação íon-dipolo e Van der Waals;

Estilo de questão: Questões longas e contextualizadas, principalmente abordando o cotidiano, que requerem a identificação das forças intermoleculares;

Estratégia de prova: Analisar com calma as moléculas fornecidas pelo enunciado e a partir disso determinar o tipo de interação(ões) que essas moléculas podem realizar.

Confira a videoaula sobre forças intermoleculares

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 14 – Análise combinatória

O que mais cai: Combinação;

Estilo de questão: Representação da expressão de combinação para uma situação;

Estratégia de prova: Assegurar de conhecer as diversas representações para uma combinação, pois o Enem não utiliza apenas um padrão.

Confira a videoaula sobre análise combinatória

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 15 – Cinética química

O que mais cai: Velocidade da reação e como ela pode ser alterada;

Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas abordando situações do cotidiano que requerem um conhecimento químico para seu entendimento;

Estratégia de prova: Identificar que tipo de reação está sendo abordada e analisar como sua velocidade pode ser alterada ou como ela afeta a situação fornecida.

Confira a videoaula sobre cinética química

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 16 – Probabilidade 

O que mais cai: Probabilidade e média;

Estilo de questão: Questões de média geralmente são aplicadas sobre gráficos e tabelas;

Estratégia de prova: As questões de estatísticas estão entre as mais rápidas e menos complexas. Para fins de TRI, sua resolução correta é prioridade.

Confira a videoaula sobre probabilidade

Confira o resumo sobre o tema

Veja também a videoaula de complemento ao assunto e estatística

Semana 17 – Concentração de soluções 

O que mais cai: Concentrações de substâncias de uso cotidiano;

Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas que relacionam as concentrações em diferentes unidades;

Estratégia de prova: Analisar quais são os dados fornecidos no enunciado e usar as transformações de unidade usando a quantidade de matéria (mol) ou massa e como estas se relacionam com o volume.

Confira a videoaula sobre concentração de soluções

Confira também o resumo sobre o tema

 

Semana 18 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias

 

Semana 19 – PA e PG

O que mais cai: PA;

Estilo de questão: Sequências são apresentadas de modo descritivo;

Estratégia de prova: Quando houver termo geral nas alternativas, pode-se analisar as opções por meio de casos particulares.

Confira a videoaula sobre PA e PG

Confira também o resumo sobre progressão aritmética

 

Semana 20 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias

 

Semana 21 – Propriedades coligativas das soluções

O que mais cai: Ebulioscopia, crioscopia e osmose;

Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas relacionando ponto de fusão e ebulição de soluções;

Estratégia de prova: Identificar o comando, comparar concentrações diferentes ou solutos diferentes e justificar o comportamento.

Confira a videoaula sobre propriedades coligativas das soluções

Semana 22 – Função e equação exponencial

O que mais cai: Equação exponencial;

Estilo de questão: Modelagem de empréstimo ou fenômenos da natureza, como crescimento de bactérias, magnitude de terremoto, decaimento radioativo e pH/pOH;

Estratégia de prova: Para exponencial, identificar a base da potência pelo seu efeito multiplicativo, como 2, em células que dobram a cada período.

Confira a videoaula sobre função e equação exponencial

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 23 – Função e equações logarítmicas

O que mais cai: Operações com logaritmo;

Estilo de questão: Questões pedindo a identificação de moléculas orgânicas isômeras, ou diferenciação entre isômeros;

Estratégia de prova: No logaritmo, evitar erros comuns, como logx + logy = log(x+y).

Confira a videoaula sobre função e equações logarítmicas

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 24 – Cálculo de juros

O que mais cai: Juros compostos;

Estilo de questão: Situações de empréstimo;

Estratégia de prova: Poderia fazer análise de casos mais simples, como para tempos iniciais (um mês, dois meses etc), de modo a compreender a lei de formação.

Confira a videoaula sobre cálculo de juros

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 25 – Matrizes

O que mais cai: Leitura de matriz em termos de seus elementos, linhas e colunas;

Estilo de questão: Matriz é utilizada para representar uma situação do enunciado, como distância entre duas cidades;

Estratégia de prova: Observar, por exemplo, pela diferença entre o número de linhas e colunas o significado desses elementos na matriz.

Confira a videoaula sobre matrizes

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 26 – Determinantes

O que mais cai: Determinante;

Estilo de questão: Poderia ser contextualizada com suas aplicações em engenharia ou física;

Estratégia de prova: Ao calcular o determinante, cuidar para não confundir a troca de sinal nos produtos.

  • Observação: raramente empregado sozinho, ainda que possa ser utilizado para cálculo de equação de reta ou área de um triângulo em geometria analítica.

Confira a videoaula sobre determinantes

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 27 – Circunferência e funções trigonométricas

O que mais cai: Gráfico da função seno/cosseno;

Estilo de questão: Exibe um gráfico para se obter a lei de formação da função;

Estratégia de prova: É preciso memorizar o método de leitura desse tipo de gráfico, como período/frequência, amplitude e fase.

Confira a videoaula sobre circunferência e funções trigonométricas

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 28 – Polígonos

O que mais cai: Área;

Estilo de questão: Apresentação de uma figura ou situação em que é necessário reconhecer como a composição de figuras conhecidas, como triângulo e retângulos;

Estratégia de prova: No caso de uma figura a ser repartida para se calcular área, pode se criar uma legenda de preenchimento (listras verticais, horizontais e inclinadas) à medida que for escrevendo as expressões de área para suas partes (figuras mais simples e de fórmula de área conhecida).

Confira a videoaula sobre polígonos

Confira o resumo sobre o tema

Veja também a videoaula de complemento sobre áreas e volumes

Semana 29 – Oxidorredução

O que mais cai: Reações que envolvem mudança do número de oxidação;

Estilo de questão: Questões curtas que trazem processos (reações ou esquemas) que envolvem mudanças no número de oxidação;

Estratégia de prova: Identificar o número de oxidação em todos os átomos das moléculas envolvidas na reação e achar a mudança entre os reagentes e os produtos.

Confira a videoaula sobre oxidorredução

Semana 30 – Área e volume de sólidos

O que mais cai: Visão espacial;

Estilo de questão: Perspectiva espacial, como a sombra de um objeto;

Estratégia de prova: Para auxiliar na visualização, pode-se fechar o olho e a fim de auxiliar a focalizar na situação proposta pelo enunciado.

Confira a videoaula sobre área e volume de sólidos

Confira o resumo sobre o tema

Veja também a videoaula de complemento sobre áreas e volumes

 

Semana 31 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias

 

Semana 32 – Geometria analítica

O que mais cai: Equação de reta;

Estilo de questão: Certas questões focam na interpretação correta do coeficiente angular;

Estratégia de prova: A escrita das coordenadas dos pontos na forma “(x,y)”, no início da resolução, pode evitar a troca da coordenadas (por distração) durante a resolução.

Confira a videoaula sobre geometria analítica

Veja também a videoaula de complemento sobre plano cartesiano 

Semana 33 – Cônicas

O que mais cai: Círculo;

Estilo de questão: O círculo é uma figura muito frequente no Enem, quer seja para cálculo de área – em particular de coroa circular – ou de comprimento;

Estratégia de prova: Pode-se representar o desenho em mais de uma orientação (vertical e horizontal, por exemplo), com o objetivo de assegurar ter observado todas as informações relevantes do enunciado.

Confira a videoaula sobre cônicas

Confira também o resumo sobre o tema

Semana 34 – Revisões práticas

  • Período dedicado à resolução de provas anteriores.

Confira o vídeo sobre revisões práticas

Semana 35 – Eletrólise

O que mais cai: Processos eletrolíticos não espontâneos;

Estilo de questão: Questões curtas que trazem um esquema ou a descrição de uma eletrólise, um processo eletrolítico não espontâneo;

Estratégia de prova: Analisar o processo descrito no enunciado, identificar as espécies que estão reduzindo e oxidando a partir da fila de facilidade de descarga e identificar os produtos da eletrólise.

Confira a videoaula sobre eletrólise

Semana 36 – Química e poluição

O que mais cai: Chuva ácida, combustíveis renováveis e não renováveis;

Estilo de questão: As questões fornecem dados sobre os problemas ambientais;

Estratégia de prova: Analisar o texto com calma e identificar o quais substâncias podem causar impactos ambientais.

Confira a videoaula sobre química e poluição

Confira também o resumo sobre o tema

 

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