Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2021: estudantes fazem 2ª prova neste domingo (28); veja dicas

Confira horário de fechamento dos portões, o que levar e quais os casos em que o candidato pode pedir reaplicação da prova

Por Redação Atualizado em 28 nov 2021, 23h33 - Publicado em 28 nov 2021, 00h01

++Enem 2021: confira o gabarito extraoficial do 1º dia de todos os cadernos

++ Confira o gabarito extraoficial do 2ª dia de prova do Enem 2021

++ Anula? Questão do Enem sobre Copa do Brasil não tem resposta certa

++ Análise da prova pelos cursinhos

++ Cerca de 580 estudantes foram impossibilitados de fazer o Enem 

++ Calvin, desastre de Mariana, cordel: veja temas do 2° dia do Enem 2021

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Neste domingo (28) será aplicada a segunda prova do Enem 2021. O exame terá 5 horas de duração e está dividido em 45 questões de duas áreas do conhecimento: matemática e ciências da natureza.

Realizada pela segunda edição consecutiva em meio à pandemia, o primeiro dia do Enem 2021 teve 26% de abstenção. O índice, que se manteve dentro da média registrada antes da covid-19, refere-se ao total de candidatos ausentes nas duas versões da prova (impressa e digital), aplicadas no mesmo dia neste ano.

De acordo com a taxa histórica do Enem, a projeção para este domingo é que um número ainda maior de candidatos não compareça ao exame. Em pronunciamento realizado no último dia 21, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a culpa do índice de abstenção registrado no primeiro dia foi de docentes da rede pública que se recusaram a dar aulas presenciais durante o isolamento social.

“Muitos jovens, sobretudo das classes mais humildes, não puderam fazer a prova porque estudavam em escolas públicas em que os professores não queriam dar aula”, disse o ministro na ocasião.

 

Continua após a publicidade

Horários da segunda prova Enem

Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia, no horário de Brasília, e o fechamento acontecerá às 13h. Depois, os candidatos precisam aguardar mais 30 minutos dentro da sala, até 13h30, para então começar a avaliação.

O exame é realizado simultaneamente para todos os candidatos seguindo o horário de Brasília, mas alguns estados brasileiros possuem fusos horários diferentes. Para não chegar atrasado e perder a prova, é preciso estar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões. No Amazonas,  Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, o horário local tem 1 hora a menos em relação ao horário de Brasília, portanto, a prova também será aplicada uma hora antes. O Acre tem duas horas a menos, logo, os portões se fecham às 11h no horário local.

A saída sem o caderno de questões é permitida após duas horas do início da prova. Somente os participantes que saírem a partir das 18h é que poderão levar o material. A prova termina às 18h30.

Itens obrigatórios e proibidos

Os participantes são obrigados a levar para a prova uma caneta preta fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto, além disso, devem utilizar máscara de proteção facial contra a covid-19 durante toda a permanência no local do exame. Aqueles que descumprirem a determinação serão desclassificados.

Para saber todos os protocolos de biossegurança adotados no Enem 2021 ou o que fazer caso você apresente sintomas de covid-19 antes ou no dia da prova, confira reportagem do GUIA.

O Inep aconselha que os participantes levem o cartão de confirmação da inscrição para conseguirem encontrar facilmente algumas informações, como número da sala e endereço do local de prova. Além disso, é recomendado também levar álcool em gel.

Antes de entrar na sala, os candidatos precisam colocar no envelope porta-objetos os itens proibidos de serem utilizados durante o Enem, como óculos escuros, bonés, livros, relógios, fones de ouvido, calculadoras, celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Quem descumprir essa regra será eliminado.

Porém, atenção, é importante guardar os objetos eletrônicos desligados. Caso algum deles emita som durante a prova, mesmo que esteja dentro do saco lacrado, o candidato pode ser desclassificado.

Reaplicação 

Caso o candidato não consiga realizar a prova por problemas de logística ou tenham contraído doenças infectocontagiosas nos dias anteriores à prova, o Inep oferece a possibilidade de reaplicação do Enem.

O período para realizar a solicitação vai de 29 de novembro a 3 de dezembro. Nesta matéria, o GUIA explica o passo a passo de como fazer o pedido.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade