Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Enem 2020: 7 temas de atualidades vitais na redação

Crises na América Latina, guerra comercial entre EUA e China e racismo estão entre os assuntos que podem aparecer no exame

Por Redação Atualizado em 13 jan 2021, 12h59 - Publicado em 13 jan 2021, 12h18

Por Marcela Coelho

 

A maior avaliação do País, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, está batendo à porta. E se você está entre os 6 milhões de estudantes que enfrentarão as provas nos próximos domingos, vale a pena ficar de olho em assuntos atuais nessa reta final de estudos.

Além de cobrar o domínio de conteúdos teóricos e a competência leitora dos candidatos, o exame pede conhecimentos de atualidades em diversas áreas: política, economia, internacional. Por isso, para evitar surpresas durantes as provas e, inclusive, ter argumentos para construir a redação é essencial se manter informado.

GUIA conversou com o professor Aloísio Júnior, autor de geografia do Sistema de Ensino pH, que elencou 7 temas de atualidades que estão bastante em alta e você precisa saber. Veja como cada um pode ser exigido no exame e chegue afiadíssimo nas questões.

 

1 – Pandemia de covid-19 X Globalização

Pandemia de covid-19
Pandemia de covid-19 se espalhou por todos os continentes. Twitter/Reprodução

A pandemia de covid-19, assunto que marcou o mundo em 2020 e continua presente em 2021, é uma das apostas do professor para o Enem. Segundo ele, há a possibilidade da prova fazer uma relação entre o coronavírus e a globalização.

“O primeiro caso de coronavírus aconteceu na China, na província de Wuhan. E graças ao momento de integração global que a China vive hoje, com comércio, expansão da rota da seda, além de receber muitos turistas, a doença se expandiu muito associada a esse processo de ligação da China com o mundo”, explica Aloísio Júnior.

Mais uma questão importante sobre o tema está relacionada a Peste Negra, que surgiu no século 14, também na China, e se expandiu pela Europa pela antiga rota da seda. “O exame pode fazer uma relação entre a Peste Negra e a antiga rota da seda e o coronavírus e a atual rota da seda”, disse Júnior.

Aprofunde os seus conhecimentos sobre a pandemia e a relação com a globalização com os conteúdos organizados pelo GUIA:

 

2 – Queimadas no Pantanal

Queimadas no Pantanal
O Pantanal já perdeu cerca de 15% do seu território total Gustavo Basso/NurPhoto/Getty Images

Em 2020, um dos mais ricos biomas brasileiros, o Pantanal, sofreu a maior queimada de sua história. De acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 30% da área do bioma foi devastada de janeiro a novembro do ano passado. Imagens da região mostram a vegetação destruída e diversos animais feridos e mortos.

Para o Enem, o professor destaca que é preciso entender como funciona a fauna e a flora do bioma e, principalmente, o porquê das queimadas terem acontecido na região. “O desmatamento sobre a Amazônia reduziu a Massa Equatorial Continental e essa redução sobre a região pantaneira fez com que ela ficasse mais seca ao longo de todo o ano. O avanço do desmatamento sobre a Amazônia, portanto, tem uma relação direta com as queimadas do Pantanal”, explica.

Outro ponto é o crescimento da agropecuária sobre a região pantaneira. Corumbá, um município do Mato Grosso do Sul, por exemplo, tem o segundo maior rebanho bovino do Brasil. “O avanço da soja, da agropecuária sobre as regiões do Cerrado e Pantanal também têm impactos diretos sobre as queimadas nesse momento”, afirma o professor.

Entenda melhor a importância do Pantanal e como ele é cobrado no Enem com uma série de reportagens especiais do GUIA:

 

 

3 – Guerra comercial EUA X China

O TikTok é febre entre os jovens do mundo todo e é um dos pontos de conflito entra EUA e China
O TikTok é febre entre os jovens do mundo todo e é um dos pontos de conflito entra EUA e China Pinterest/Divulgação

A guerra comercial entre Estados Unidos e China foi intensificada no governo do presidente Donald Trump e gira em torno de aspectos políticos e econômicos que resultam em uma tensão crescente entre os dois países, desde que a China começou a despontar como uma grande economia.

De acordo com o professor Júnior, as polêmicas sobre a implementação do 5G e a proibição dos aplicativos Tik Tok e WeChat são os assuntos mais quentes que envolvem essa tensão entre EUA e China.

Lembre cada uma dessas polêmicas e outros detalhes sobre a guerra comercial entre os dois países com as seguintes reportagens do GUIA:

Continua após a publicidade

 

4 – Eleições nos EUA

A eleição nos EUA é feita pelo voto impresso
A eleição nos EUA é feita pelo voto impresso Pinterest/Divulgação

O governo dos Estados Unidos é mais um assunto relevante devido a sua importância na geopolítica global. Além disso, no ano passado, a eleição presidencial foi bastante conturbada, com acusações de fraude pelo presidente Trump. Recentemente esse assunto ainda ganhou novos capítulos com a invasão ao Capitólio.

Aloísio Júnior explica que, para o Enem, é essencial entender como funcionam as eleições dos EUA e a questão dos delegados. Pelo fato de os EUA serem um dos principais parceiros comerciais do Brasil, também é importante saber como a eleição americana pode causar impactos sobre as relações comerciais entre os dois países.

Confira mais detalhes sobre o assunto nas reportagens do GUIA:

 

 

5 – Oriente Médio

Persepólis é uma HQ que apresenta várias questões atuais do Oriente Médio
Persepólis é uma HQ que apresenta várias questões atuais do Oriente Médio Pinterest/Reprodução

O Oriente Médio é um tema que sempre está em alta e pode cair no Enem abordando os mais diversos acontecimentos. Além das guerras históricas, o aluno precisa ficar atento aos recentes acordos comerciais históricos que Israel fez com os Emirados Árabes e o Marrocos, mediados pelos EUA.

A Guerra da Síria, a questão dos refugiados e o Estado Islâmico, que teve uma importante redução de tamanho com a morte dos seus principais líderes são outros assuntos que precisam estar na ponta da língua.

Por fim, um último tema que envolve o Oriente Médio e pode aparecer na prova é o acordo dos EUA com o Talibã. O acordo feito em fevereiro de 2020 previa a retirada completa, em 14 meses, das tropas americanas e da Otan do território do Afeganistão. Em troca, o Talibã precisaria cumprir os compromissos previstos no acordo.

Entenda mais sobre o tema com os materiais especiais do GUIA:

6 – América Latina

América Latina vive mudanças ideológicas nos últimos anos
América Latina vive mudanças ideológicas nos últimos anos Pinterest/Reprodução

A América latina viveu um turbilhão de emoções ao longo de 2020. “Além dos acontecimentos no Brasil, são importantes as crises da Venezuela; as trocas de presidentes no Peru;  a contestação da Constituição de Pinochet e a decisão de fazer uma nova carta de leis no Chile; e  a vitória do candidato da esquerda Luis Arce, aliado de Evo Morales, na Bolívia”, destaca o professor.

Mais um assunto para ficar de olho é a escalada à esquerda na América Latina, chamada de Nova Esquerda Latino-Americana ou Onda Rosa, nos anos 2000, e o atual retorno da direita em quase todos os países.

Entenda melhor a situação em cada país com a série de reportagens especiais do GUIA:

 

7 – Racismo

Gif com a frase
O movimento “Black lives matter” (“vidas negras importam”) protagonizou diversos protestos ao redor do mundo, especialmente nos EUA Reprodução/Giphy

Durante o ano passado, a questão racial esteve bastante presente nos noticiários. A morte de um homem negro, George Floyd, sufocado por um policial nos EUA e as manifestações que ganharam as ruas de diversos países, inclusive o Brasil, para cobrar as autoridades que resguardem vidas negras são tópicos importantes sobre o tema.

Para o Enem, “acho muito relevante revisar os movimentos negros dos EUA nos anos 60, a questão dos direitos civis, Martin Luther King, Malcom X”, pontua o professor do Sistema de Ensino pH.

Aprofunde os seus conhecimentos sobre o racismo com os conteúdos preparados pelo GUIA:

Quais dos 7 temas você está mais afiado? E qual está menos preparado? Comente nas redes sociais do Guia do Estudante.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP.

 

Continua após a publicidade
Publicidade